Muitas pessoas não têm noção da importância desse órgão no nosso corpo. Médicos e especialistas elegem o fígado até mais importante que o coração. Sabia disso?
O fígado é um órgão silencioso, porque demora a dar sinais de que algo está errado, dificultando o diagnóstico de problemas hepáticos.
O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano e tem como função filtrar e metabolizar toxinas, secretar a bile que ajuda na digestão de gorduras, armazenar e distribuir glicose, sintetizar o colesterol e metabolizar vitaminas lipossolúveis. Tudo que ingerimos após o processo de digestão automaticamente passa pelo fígado.
Agora você terá acesso a 8 sintomas que indicam que o seu fígado pode estar com algum problema.
1- Reações alérgicas
Você sabia que muitas das reações alérgicas podem vir por problemas no fígado? Se o seu fígado não estiver muito bem, ele perde a capacidade de filtrar algumas toxinas essas toxinas começam a circular no seu fígado, no seu sangue e o seu corpo começa a produzir anticorpos para atacar essa substância estranha, surgindo então as reações alérgicas.
Manchas, vermelhidões, coceiras, típicas reações alérgicas que você acha que comeu algo que não lhe fez bem, mas na verdade você está com problemas no fígado.
2- Refluxo
As pessoas podem achar que o refluxo vem de problemas no estômago. Refluxo é quando você come alguma coisa e não cai bem e nunca relacionamos com problemas hepáticos. No fígado você sintetiza carboidratos, então muitas sensações que temos do processo digestivo podem vir do fígado e o refluxo é uma delas.
O acúmulo de toxinas gera também o refluxo que como já vimos aqui, o acúmulo de toxinas vem pelo mau funcionamento do fígado.
3- Alteração da cor na urina e nas fezes
Esse sintoma é o mais comum e muita gente já imagina que quando existe essa alteração é sinal de problemas. Se a cor da urina for alterada para amarelo ouro, se suas fezes ficarem amareladas ou pretas, são sintomas clássicos de um fígado doente. Fique atento.
4- Cólicas, dores abdominais e gases
O seu fígado faz parte do processo digestivo, lembra? Então o mau funcionamento do seu fígado permite uma má digestão e o rebote da má digestão são gases, cólicas, dores abdominais, barriga dilatada.
5- Perda do apetite
Perda do apetite é um sintoma clássico de problemas no fígado. Se você começar repentinamente a não ter fome, apenas vontade de comer doce e nada mais, indica que o seu fígado não está funcionando muito bem.
6- Pele amarelada e o fundo do olho amarelado
Isso ocorre devido a uma substância chamada bilirrubina. A bilirrubina é responsável por dar coloração na bile. A bile faz parte do processo de metabolização das gorduras e quando o seu fígado não está funcionando muito bem essa bilirrubina. essa substância que dá cor na bile cai na corrente sanguínea e muda a coloração da sua pele e olhos.
É sinal de que seu fígado está em estado grave e você vai ter que correr para o médico.
7- Diarreia
Com essa reação você pode achar que está com virose ou que comeu alguma coisa estragada. Mas a diarreia devido a vesícula biliar, pode ser um sinal de que seu fígado
está doente.
8- Mal hálito
Também conhecido como hálito amoníaco, muitas vezes vem da disfunção hepática. O seu fígado trabalhando de forma desregulada, liberando substâncias de forma desregulada e não filtrando as toxinas adequadas. Faz com que você tenha esse mal hálito.
Será que um desses sintomas já serão suficientes para eu achar que eu estou com problema no fígado?
Provavelmente não. Você terá que avaliar e somar esses sintomas e buscar ajuda médica para realizar exames. O ideal é que você faça exames de rotina a cada semestre para garantir que sua saúde está em dia.