Compartilhe

Devo comer de 3 em 3 horas ou fazer jejum?

Devo comer de 3 em 3 horas ou fazer jejum?

Qual a melhor estratégia para manter o meu metabolismo em alta? Qual é a tua estratégia? Jejum ou 3 em 3 horas? Qual a estratégia que você acha melhor para fazer com que o seu metabolismo fique em alta?

Comer quando está com fome é uma opção normalmente quando o objetivo é apenas saúde e manter uma alimentação saudável, porque quando falamos em dieta calculada, o ideal é fracionar as refeições no dia e ter horário para comer.

Comer quando não está com fome acontece com quem está em fase de ganho de massa muscular, que tem uma dieta com altas calorias e precisa fracionar em 5,6 refeições ao dia, então como o intervalo é menor acaba ficando mais tempo saciado.

Muitas pessoas são adeptas do jejum que pode variar de 12 a 18 horas, essa estratégia é uma boa opção para quem não gosta de tomar café da manhã ou para quem não tem tempo de comer varias vezes ao dia. Sendo assim fazer sua primeira refeição do dia apenas no horário de almoço e ter uma janela de 8 horas para todas as refeições do dia acaba facilitando.

O que faz do jejum algo tão apaixonante para muitas pessoas que realizam dieta

O jejum potencializa o seu processo de queima de gordura? Essa é uma das maiores afirmativas de profissionais que acreditam no jejum. Por quê? Porque o jejum reduz a sua produção de insulina no período que você está em jejum, sendo que a insulina é um hormônio que compromete o seu processo de queima de gordura.

O jejum melhora o seu perfil lipídico então pessoas que possuem problemas de colesterol alto tem melhoras significativas com essa estratégia.

Para quem faz refeições fracionadas, refeições de 3 em 3 horas, por exemplo, você não gera pico de insulina, porque o seu corpo mantém uma produção regular de insulina pra equilibrar a sua glicemia sanguínea. Lógico, estamos falando em alimentação rica em carboidratos de baixo índice glicêmico seja no jejum ou de 3 em 3 horas.

Comparando essas duas situações, o processo lipolítico, quando há um jejum curto, é muito ineficaz diante dos picos de insulina que ela irá gerar no momento que você tem a sua janela de alimentação. Fracionar as suas refeições de 3 em 3 horas evita picos de insulina e mantem ela estável, com um processo lipolítico muito mais regular.

Jejum, por quê e quais momentos eu acho interessante uma pessoa realizar o jejum?

Por exemplo, um físico estagnado, um físico parado, um metabolismo desacelerado. Pessoas que já estão há um bom tempo em dietas fracionadas, talvez até em um déficit calórico adequado, e não está encontrando bons resultados, talvez uma boa variação é realizar um período de jejum.

30 dias de jejum, um jejum de 14 horas com déficit calórico.

Lembre-se que emagrecimento é consumir menos calorias do que você gasta então não adianta fazer jejum sem o déficit calórico.

Se o seu metabolismo anda meio paradão, uma forma de dar uma agitada, de confundir o seu metabolismo é realizando o jejum por um período e mudar a forma que o seu corpo se comporta com o processo enzimático e digestivo e a absorção dos nutrientes.

Outra situação que eu acho interessante o jejum, se você é uma pessoa ansiosa, compulsiva por comida, se você é uma pessoa que durante o dia, enquanto faz dieta, fica beliscando, o jejum pode te ajudar. Se você está comendo muito pouco, refeições pequeninas podem estimular a tua fome.

Uma maçã pode te dar muito mais fome do que não comer nada, porque essas pequenas frações de alimentos aumentam o estímulo da insulina, principalmente se for uma fonte de carboidrato, e aí você vai sentir fome e talvez você não seja um cara muito bom para sentir fome. Jejum é muito bom para controlar a fome. Jejum deixa você mais tranquilo.

Quando não é interessante fracionar as refeições?

Por exemplo, se você é um indivíduo que precisa comer muito e a sua dieta é hipercalórica não tem como comer 3,4 mil calorias em uma janela de 8 horas como no jejum. Então o mais indicado é fracionar ao longo do dia.

Outro detalhe, comendo aos poucos você evita a dilatação abdominal que acontece quando você come um volume grande de comida. O seu estômago é um saco elástico que vai se alargando à medida que você come muito de uma só vez.

Fracionar as refeições é uma boa estratégia para reduzir a linha de cintura e para reduzir a dilatação abdominal.

Quantas refeições mínimas eu tenho que fazer no dia para garantir a total absorção dos nutrientes?

Não é uma regra o número de refeições que cada pessoa pode fazer no dia, o importante é o saldo de calorias que você deve consumir diariamente, então se você prefere fazer 3 ou 6 refeições não impacta em nada o seu resultado. Priorize o que fica melhor dentro da sua rotina.

Em cada refeição você vai distribuir as quantidades diárias de proteína, carboidrato e gordura de acordo com a sua necessidade. Busque sempre a orientação de um nutricionista.