Compartilhe

Furou a dieta? calma, sabemos como resolver!

Furou a dieta? Calma, sabemos como resolver!

Se você está começando a melhorar sua alimentação ou se começou a seguir uma dieta calculada e já anda cometendo alguns deslizes na semana, fique tranquilo, vamos te dar algumas dicas de como não perder o foco.

Os primeiros dias em dieta são os mais desafiadores porque você está adaptando o seu paladar a novos sabores e também está comendo uma menor quantidade de comida comparado ao que comia antes. Então é normal acabar comendo alimentos que não estão no seu plano alimentar mesmo que com menor frequência.

Outras pessoas conseguem ficar semanas em uma dieta regrada e quando bate aquele desespero de comer algo que gosta, acaba comendo em exagero.

Será que se você furar a dieta no meio da semana vai perder seus resultados? Será que se você furar a dieta após semanas e comer tudo em exagero também perderá os resultados?

Déficit calórico

Se você está num processo de emagrecimento, o déficit calórico é quem vai fazendo o seu corpo utilizar a reserva que você tem de gordura pra completar as calorias do seu dia. O seu corpo não vive sem as calorias do dia, seu gasto de metabolismo basal, o quanto você utiliza só pra ficar ali, paradinho.

Os gastos da sua atividade diária, trabalho, caminhada, ir até a faculdade, até o colégio. Os gastos que você realiza na sua academia, seu cardio, seu treino de musculação, esses gastos somados vão ser cobertos em alimentos que você utiliza. Se você gastou 3 mil calorias e você consumiu 3 mil calorias, está tudo empatado, mas se você gastou 3 mil calorias e consumiu 2.500 então o seu corpo vai retirar a energia das suas células de gordura e esse é o objetivo do déficit calórico.

Quando você sai da dieta e consome mil calorias a mais por exemplo, essa quantidade que sobrou será armazenada nas células de gordura.

Técnicas para se recuperar dos deslizes

Se você está em fase de emagrecimento e enfiou o pé na jaca, no dia seguinte vai acordar inchado, com maior retenção de líquido devido ao excesso de consumo de sódio. Mas fique tranquilo porque mesmo que o seu peso esteja maior não significa que ganhou gordura, porque não se ganha 1 quilo de gordura de um dia para o outro.

Beba bastante água durante o dia para eliminar a retenção de líquidos e não há necessidade nenhuma de usar diuréticos, somente os naturais como chás de hibisco, cavalinha ou chá verde. Isso já e o suficiente.

Como você comeu bastante carboidrato, seus músculos estão cheios de glicogênio que é energia armazenada. Aproveite isso para treinar ou fazer cárdio e gastar essas calorias.

Na parte da dieta não precisa ficar sem comer ou zerar carboidrato, essa não é a melhor estratégia, apenas siga seu plano alimentar normalmente.

Comecei a dieta, quando posso fazer refeição livre?

As pessoas acham que começando a dieta na segunda, no próximo final de semana já podem comer o que quiserem, mas isso é um engano. O ideal é realizar apenas uma refeição livre ao invés de comer o dia inteiro alimentos que gosta.

A frequência com que você pode fazer uma refeição livre depende da sua situação atual e do seu objetivo. Por exemplo, se você está com um nível de gordura muito alto e quer emagrecer, o ideal é que essas refeições livres não sejam frequentes.

No caso de pessoas que estão em recomposição corporal ou ganho de massa muscular já pode ter uma flexibilidade maior, porém com consciência.

Essas são algumas dicas para você não se desesperar quando sair da dieta e não pensar em desistir. Continue realizando seus treinos, seguindo sua alimentação e mantendo um equilíbrio em tudo que fizer. O mais importante não é ser perfeito, mas sim ser constante.