Compartilhe

Alimentos saudáveis que prometem saúde, mas são mentirosos - Confira

4 Alimentos saudáveis mas que são mentirosos – Saiba mais!

Grande parte das pessoas que estão em busca de emagrecimento ou ganho de massa muscular acham que existem alimentos que são indispensáveis na alimentação. Aquele alimento que normalmente vem acompanhado de promessas como por exemplo “coma isso para emagrecer”, “coma isso para ficar forte “ou “esse é o segrego do shape perfeito” e muitas outras coisas.

Como vocês sabem não existe um alimento que de forma isolada tenha a capacidade de mudar ou melhorar seu corpo, tudo depende de um conjunto de fatores como:

  • Dieta
  • Treino
  • Descanso
  • Parte hormonal

Agora que você já sabe que o seu resultado depende de alguns fatores, vamos falar sobre os alimentos que não entregam tudo que prometem.

Confira 4 alimentos saudáveis que prometem saúde mas são mentirosos!

Sal do Himalaia

O excesso de sódio faz mal para saúde (acima de 2.000mg ao dia ) e pode trazer problemas de retenção de líquido, inchaço e pressão alta.

O sal rosa, que é conhecido como sal do Himalaia promete ser mais saudável que o sal convencional por ser reduzido em sódio, mas ele não é reduzido em 50% de sódio como dizem.  98% do sal do Himalaia é feito de sal normal e 2% são outros componentes que inclusive dão coloração ao sal, que é ferro, sílica, fósforo, mas numa concentração que você encontra em qualquer outro alimento saudável.

Vejam a diferença de sódio nos dois tipos de sal: 368mg no sal do Himalaia e 381mg no sal comum.

Portanto não compensa pagar mais caro no sal rosa que não tem diferenças significativas.

Açúcar demerara

Muita gente acha que o açúcar demerara é saudável, só porque tem aquela coloração mais escura, o que o define como um açúcar menos refinado e com mais nutrientes comparado ao açúcar branco.

Os dois tipos de açúcar têm as mesmas calorias, impactam a sua glicemia igual, causam picos de insulina e trazem riscos de doenças se o consumo for exagerado.

A diferença entre o açúcar demerara e o açúcar convencional é que ele passou por um processo antes de refino, fez dele um pouquinho mais branco contra um pouquinho mais amarelado. Isso significa que um alimento menos refinado mantém alguns nutrientes, mas mesmo assim as quantidades de minerais presentes no açúcar demerara são baixos, ou seja, comendo vegetais e frutas você terá mais nutrientes que o açúcar em si.

O ideal é que a sua alimentação não tenha nenhum tipo de açúcar, nem demerara, mascavo ou o açúcar branco, porque o nosso corpo não precisa desses tipos de açúcar e não traz nenhum benefício. Prefira os alimentos naturais ou adoce com adoçantes naturais.

Óleo de coco

O óleo de coco já foi “modinha” na alimentação de quem estava em busca de emagrecimento, tanto para grelhar os alimentos, como também no café como “termogênico”, que na verdade não funciona.

O que faz o óleo de coco não ser uma opção tão saudável é que ele e rico em gordura saturada, um tipo de gordura que devemos evitar, pois em excesso traz riscos de doenças cardiovasculares. Já sabemos que as gorduras mais saudáveis são as mono e poli-insaturadas contidas nos óleos vegetais e o azeite.

As gorduras poli e monoinsaturadas você precisa ter uma ingestão adequada para equilibrar o seu perfil lipídico, produzir hormônios e reduzir o colesterol.

O óleo de coco tem 82% de gordura saturada, azeite de oliva tem 14% de gordura, chocolate amargo 19% e banha de porco 39%.

Oleaginosas

Oleaginosas como castanhas, nozes, amendoim e avelãs são opções de petiscos em festas, barzinho ou em casa com familiares e amigos. Nas dietas de emagrecimento também são bem conhecidas, porque algumas pessoas acreditam que por serem fontes de gorduras boas podem comer á vontade, mas isso é um grande erro, porque oleaginosas por serem gorduras são mais calóricas que carboidratos.

Um grama de carboidrato tem 4 calorias, enquanto a gordura tem 9 calorias, isso é mais que o dobro, ou seja, precisa ser consumido com moderação.

As gorduras boas das oleaginosas são monoinsaturadas e poli-insaturadas, contém vitaminas, minerais e auxiliam na redução do colesterol, mas não podem passar de 30% das calorias totais do seu dia.

Um erro no emagrecimento é usar as oleaginosas como opção de lanche, porque além de ter bastante calorias não vai te deixar saciado, pelo contrário, vai sentir mais fome. Então consuma com moderação e sempre acompanhado de uma fonte de proteína.

Esses são os 4 alimentos que parecem saudáveis e ser o segredo da alimentação ideal e do emagrecimento, mas que de forma isolada não entregam tudo que prometem.

Quando for montar seu plano alimentar lembre-se sempre de escolher boas fontes de proteína, carboidratos, gorduras boas e fibras e saiba que é o conjunto de tudo que você come no dia que vai te trazer resultados e não apenas um alimento consumido de forma isolada.