– Renato, eu estou há 15 dias de dieta, eu não perdi um quilo.
– Renatão, 15 dias de dieta e eu não ganhei um quilo de músculo. Meu Deus, o que está acontecendo comigo?
Será que o problema é o meu metabolismo?
Metabolismo é a soma das reações químicas do nosso organismo como produção de energia, construção de tecidos, regulação da temperatura corporal entre outras funções.
Pessoas com o metabolismo acelerado tem maior capacidade de gastar energia, mas também maior dificuldade de ganhar massa muscular e pessoas com metabolismo lento, acumulam mais gordura e tem dificuldade em emagrecer.
Quando nós estamos com o nosso metabolismo desacelerado, ou seja, quando nós perdemos capacidade de perda de gordura, alguns sinais começam a aparecer. Você faz 15, 20 dias de dieta e nada acontece, seu físico fica estagnado. O que está acontecendo? Provavelmente você está errando em alguns pontos, mas se você tomar algumas atitudes, você vai conseguir mudar isso.
Confira 5 dicas para você combater o metabolismo lento.
Primeiro ponto para você acelerar o seu metabolismo: Cardio
Você conhece o HIIT? É um cardio intervalado de alta intensidade que gasta mais calorias do que um cardio moderado. Um exemplo na esteira:
Um a dois minutos de caminhada rápida, um a dois minutos de tiro na esteira em velocidade máxima. Você termina esse tiro e reduz a velocidade novamente. Até a recuperação do seu fôlego, e após isso inicia novamente.
O tempo é em media de 15 a 20 minutos.
Renatão, por que o HIIT é melhor do que o cardio em jejum para acelerar o metabolismo? Por conta de uma situação chamada EPOC que é o consumo excessivo de oxigênio pós treino, você continua gastando calorias mesmo após ter terminado o cardio.
O que é consumo de oxigênio para o meu metabolismo?
Consumir oxigênio no seu corpo é igual a gastar calorias. Olha que interessante, você faz um HIIT pela manhã, vai ficar mais 10 horas gastando calorias em decorrência daquele HIIT. Renatão, eu posso fazer o HIIT em jejum? Olha, não é recomendado realizar o HIIT em jejum.
Claro, isso varia de acordo com o metabolismo de cada um e com o perfil genético de cada um, mas eu recomendo realizar um HIIT alimentado.
Segunda dica. Consumir alimentos termogênicos ou reguladores de insulina.
Você sabia que existem alimentos específicos que colaboram para a aceleração do seu metabolismo? Por exemplo, a canela tem uma propriedade reguladora da insulina no nosso corpo. Claro, não é o segredo guardado às sete chaves, ela tem uma ação muito menor do que você imagina, mas te ajuda a regular a sua insulina é permitir que a chama do seu metabolismo continue alta na queima de gordura.
A insulina e seus picos inibem processos relativos à queima de gordura.
Pimenta caiena
As pimentas, principalmente a pimenta caiena, eleva a temperatura do seu corpo. Para o seu corpo aumentar em temperatura, ele precisa consumir mais calorias, então já é algo que favorece a melhora do seu metabolismo.
A pimenta também possui propriedade anti-inflamatória e antioxidante, o que ajuda na cicatrização e favorecerem o bom funcionamento das células, neutraliza o efeito negativo do estresse oxidativo e dos radicais livres.
Batata doce
Escolha como fonte de carboidrato a batata doce. Sabe por quê? A batata doce, ela é um bom regulador da insulina também. É o carboidrato que melhor regula a taxa de açúcar no seu sangue, então utilizar a batata doce como fonte de carboidrato ajuda você a manter essa insulina sem picos e ajuda na queima de gordura.
Terceira dica: Coma mais proteínas
Carne, ovos, peixes, frango ou whey, são boas opções de fontes de proteína. Elas são essenciais para construir massa muscular, e quanto mais massa muscular, mais o seu metabolismo gasta energia.
De 1.6 a 2.0 gramas de proteína por quilo corporal é o recomendado. Isso pode variar de acordo com a sua condição física atual e o seu objetivo.
As proteínas ajudam na saciedade, reduzem o índice glicêmico dos carboidratos e gastam mais calorias para serem digeridas, ou seja tem um efeito termodinâmico.
Comer proteínas é uma das formas mais inteligentes de acelerar o seu metabolismo.
Quarta dica: Use um termogênico, de preferência logo pela manhã
O termogênico é um suplemento que funciona, porque possui cafeína em sua composição. A cafeína é um acelerador metabólico, porque ela age num sistema chamado sistema adrenérgico, que é responsável pela oxidação de gorduras. Oxidação de gordura nada mais é do que quebrar a gordura e transformá-la em energia para o seu corpo. Quanto mais moléculas de gordura, são oxidadas, mais energia você oferta para o seu corpo.
Se você gosta de café, também é uma boa opção. Em 50ml tem em media 60mg de cafeína, vai depender muito se é coado ou expresso essa concentração.
A quinta e última dica: Tomar um bom café da manhã
Muitas pessoas acordam sem fome e ficam sem se alimentar até o horário de almoço. Quando emagrecem acham que foi o fato de não tomar café que colaborou com esse resultado, mas é um engano.
Primeiro o que emagrece é déficit calórico, ou seja, comer menos calorias do que gasta, então as calorias consumidas no dia é o que lhe dirão se você vai engordar ou emagrecer. Não adianta você tomar café da manhã se as próximas refeições serão carregadas de calorias.
Estudos realizados numa universidade americana colocaram pessoas em dieta normocalórica.
O que isso significa? Essa população consumia a mesma quantidade de calorias, as mesmas quantidades de macronutrients. A única diferença é que um grupo consumiu mais calorias pela manhã, e outro grupo mais calorias após o almoço.
O grupo que consumiu mais calorias pela manha teve melhores resultados em emagrecimento.
Tomar um bom café da manhã, com boas fontes de proteína, bons carboidratos é uma boa forma de otimizar seu metabolismo.
Existem outras regras muito importantes como dormir bem à noite, porque dormir mal desacelera demais o metabolismo. Pessoas que trabalham em períodos de turno, um dia de dia, outro dia de noite, um dia de tarde, isso também atrapalha muito.
Ela tem que criar uma sistemática de sono e tentar dormir em media 7 horas.
O uso de alguns medicamentos como cortisona, antidepressivos, analgésicos, anti-inflamatórios em excesso, comprometem o seu metabolismo. Use medicamentos somente com prescrição médica.
Essas são algumas dicas de como otimizar o seu metabolismo, e não importa se você tem mais tendência para ser magrinho ou gordinho, sempre é possível melhorar o seu metabolismo praticando exercícios físicos, com boa alimentação, ingestão de água e qualidade de sono.