Compartilhe

5 Sintomas de baixa de testosterona

5 Sintomas de baixa de testosterona

Hoje o assunto é sobre o hormônio testosterona, para você que treina, faz dieta e não consegue ver nenhum resultado. Se você anda indisposto, cansado e sem força o problema pode ser testosterona baixa.

Agora você vai conhecer alguns sintomas de quem tem esse hormônio baixo.

Vamos entender um pouquinho o que é a testosterona no homem e na mulher?

O homem possui o eixo HPT, ele é responsável pela produção de testosterona e de espermatozoide. Um homem saudável produz testosterona em níveis adequados e espermatozoides em níveis adequados, já a mulher não tem eixo HPT e produz testosterona em menores quantidades em relação aos homens, através do seu ovário e através das glândulas suprarrenais.

Os níveis de testosterona de uma mulher saudável é de 12,09 a 59,46ng/dl e nos homens 300 a 900ng/dl.

Atinge seu ápice entre 17 e 25 anos e depois tende a cair com o passar dos anos.

Algumas ações da testosterona no nosso corpo:

  • A testosterona é um regulador metabólico também. Se você tem testosterona em níveis adequados, você tem um percentual de gordura menor, mas se você tem níveis de testosterona muito baixos, a sua tendência é aumentar o nível de gordura.
  • A testosterona nas mulheres, mas principalmente nos homens, é um grande regulador sexual pois aumenta a libido.
  • A testosterona é um dos principais hormônios produtores de massa muscular, pois você precisa dela para construir músculos.
  • A testosterona pode também regular o seu humor.

Cabelo

A testosterona é um agente produtor de pelos, mas a Di-hidrotestosterona que é uma das formas que a testosterona pode ser convertida, atua no couro cabeludo e faz cair o cabelo, então quem tem muita testosterona corre o risco de produzir muita Di-hidrotestosterona e ter mais chances de queda capilar.

Circunferência abdominal

Se você está acumulando gordura, principalmente na região da cintura, cuidado, isso é um sinal de redução de testosterona. Estudos demonstram que déficit de testosterona aumenta o nível de gordura visceral, aquela gordura que não fica no tecido adiposo, perigosa e que pode causar doenças cardiovasculares.

Se você está percebendo um acúmulo de gordura na região da cintura, difícil de se tirar, mesmo você mantendo hábitos alinhados na dieta, provavelmente a sua testosterona está prejudicada.

Confira agora ações que diminuem sua testosterona

Uso de medicamentos

Muitos medicamentos interagem com a nossa produção de testosterona e derrubam ela. Antidepressivos, ansiolíticos, analgésicos, anti-inflamatórios, medicamentos que atuam diretamente no seu sistema imunológico, podem prejudicar a sua produção de testosterona.

Dormir pouco

Durante o sono que nosso organismo produz hormônios, então se você troca o dia pela noite devido ao seu trabalho, ou sempre muda o turno tenha atenção. Dormir picado, não ter um sono profundo de pelo menos 7 horas de sono, acaba baixando seus níveis hormonais.

Se você é um gamer viciado em videogame, se você está viciado no celular, passa longos períodos de madrugada ali jogando ou mexendo no celular, perdendo horas de sono, você também pode prejudicar a sua testosterona.

Estresse

Se você anda estressado, nervoso, irritado, brigando no trânsito. Sabe aquela sensação que você tem do estresse? Esses hormônios são também conhecidos como hormônios depressivos e eles destroem a sua testosterona.

Falta de memória

A testosterona exerce um efeito neuro protetor, ela preserva a função cognitiva. Os baixos níveis de testosterona estão associados a menor capacidade de raciocínio e concentração.

Abuso de álcool

Bebida alcóolica prejudica sua testosterona livre de 12 a 24 horas após seu consumo, porque tem a capacidade de aumentar o cortisol que é um hormônio catabólico que degrada proteínas musculares.

Esses são alguns dos sintomas de testosterona baixa, mas não significa que se você tem algumas dessas características que o seu nível hormonal está baixo, mas serve como alerta para uma maior investigação com seu médico que vai pedir os exames e comprovar de fato como está seus níveis hormonais.

Algumas pessoas podem ter todos esses sintomas juntos, falta de concentração, estresse, queda de cabelo, maior acúmulo de gordura, isso já e um alerta para buscar ajuda de um especialista que pode ser um endocrinologista ou urologista para homens e ginecologista para mulheres.

Como podemos ver o hormônio testosterona não serve somente para fins estéticos, mas sim para nossa saúde em geral, por isso não pode estar baixo demais ou alto demais.