Vamos falar sobre 6 alimentos que são poderosos na sua dieta mas com uma grande vantagem, você pode comê-los sem medo porque eles não causam ganho de peso e nem atrapalham a sua dieta. Alimentos que trazem benefícios para a sua saúde, alimentos que farão diferença na tua vida e que possuem poucas calorias.
Alimento saudável x comer à vontade
Nem todo alimento saudável está liberado para comer á vontade, porque alguns têm bastante quantidade de carboidrato ou gordura. Por exemplo, a batata doce, é saudável, mas tem carboidrato, isso significa que se você exagera nos carboidratos do dia, você ganhará peso.
Você pode engordar com batata doce, você pode engordar com arroz integral, você pode engordar até com fontes de proteínas. A quantidade desses alimentos e a correta distribuição na sua dieta é que determinarão quais serão seus resultados.
Por outro lado, fazendo boas escolhas encontramos fontes de carboidratos que chamamos de low carb, porque tem baixa quantidade de carboidrato e você pode comer mais sem se preocupar.
Conheça os 6 Alimentos Para Comer a Vontade
Abobrinha
A abobrinha é um vegetal rico em água, tem fibras, vitamina C e minerais. Por ser fonte de cálcio, potássio e fósforo, ajuda a manter a saúde dos ossos e dentes.
Ajuda a regular o intestino, auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue e tem baixíssimas calorias. Em 100g de abobrinha cozida com casca temos 15 calorias e 3g de carboidrato.
Combina com vários tipos de alimentos pois tem um sabor suave, e pode ser consumida crua ou cozida em salada, sopas e carnes.
Frutas vermelhas
Morango, cereja, amora e outras frutas vermelhas, além de ter um ótimo sabor e combinar com vários alimentos, ainda são ricas em antioxidantes como a antocianina que protegem as células contra os radicais livres e ajuda na prevenção de doenças crônicas.
Também são frutas ricas em flavanóides com ação antiviral, antibacteriana e anti-inflamatória.
As frutas vermelhas, em média, possuem 30 calorias em 100 gramas e você pode comer com iogurte, fazer uma vitamina, um mingau, geléia e muitas outras combinações.
Berinjela
A berinjela também tem muitas vitaminas e minerais, e ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, pois contém nasunina e antocianinas, que são antioxidantes que atuam na prevenção de problemas cardíacos. Possui propriedade anti-inflamatória que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, facilitando a circulação de sangue e regulando a pressão arterial.
100 gramas de berinjela possui apenas 25 calorias. Berinjela combina com pratos frios e quentes, só não vale fritar em óleo.
Couve-flor
Você sabia que a couve-flor foi eleita pelos nutrólogos como super alimento?
Couve-flor é considerado um dos maiores alimentos anti-inflamatórios da natureza, porque reduz processos inflamatórios no seu corpo como dores musculares e articulares.
A couve-flor possui apenas 25 calorias em 100 gramas e combina como salada, refogados, no arroz e nas carnes.
Brócolis
Os brócolis é um vegetal bem consumido em dietas, ele tem bastante fibras, cálcio e vitamina C. Contribui para a saciedade e saúde intestinal pela sua quantidade de fibras.
Em 100g de brócolis temos 35 calorias, e a melhor forma de preparo é no vapor, pois mergulhado em água perde muitos nutrientes.
Se você não gosta de vegetais, comece incluindo triturado no arroz, macarrão ou em carnes que você nem vai sentir o sabor.
Melancia
A melancia é uma fruta quase que totalmente feita de água (92%) e quase não tem calorias. Em 100g temos 26 calorias e 5g de carboidrato, sendo uma ótima opção para se manter hidratado e eliminar a retenção de líquidos, que causa aquele inchaço, principalmente em dias quentes.
Para pessoas que gostam de comer doce, mas que esta tentando melhorar seus hábitos alimentares, a melancia colabora com essa questão porque é doce e você pode comer uma quantidade maior sem preocupação.
Esses são os 6 alimentos que você pode comer bastante na sua alimentação diária, sem se preocupar com as calorias. Prefira sempre as frutas in natura, sem processar fazendo suco por exemplo, isso mantém as fibras, e evite frutas desidratadas ou em caldas, pois têm uma concentração maior de carboidratos.
Quanto aos legumes, sempre cozinhe no vapor e não submerso em água, para preservar seus nutrientes.
Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada para chegar cada vez mais perto dos seus objetivos.