Compartilhe

8 maiores erros que qualquer iniciante da academia comete

8 maiores erros que qualquer iniciante da academia comete

Hoje nós vamos falar sobre os principais erros que você iniciante na academia talvez esteja cometendo, mas que agora você vai aprender para não errar mais.

E você que ainda não começou a treinar, já vai aprendendo para começar da forma certa.

ERRO 1: ter medo de pedir ajuda

Executar o exercício errado com vergonha de solicitar ajuda ao professor é um grande erro, pois os profissionais da sala de musculação estão lá justamente para te dar esse auxílio. Ninguém começa na academia sabendo de tudo, pelo contrário, vamos aprendendo e melhorando com a prática.

Executar o exercício de forma errada pode te trazer alguma lesão a médio prazo.

ERRO 2: Fazer o mesmo treino sempre

Quando você entra na academia, algumas já te oferecem a ficha de treino, ou então você contrata um profissional de educação física para montar um treino específico pra você.

Toda ficha tem prazo para ser seguida, você não pode ficar mais de 3 meses fazendo os mesmos exercícios, séries e repetições.

Todo treino precisa ser mudado em no máximo 2 meses, para que haja novos estímulos e você não pare de ter resultados.

ERRO 3: Não aquecer o músculo que irá treinar

Todas as vezes que eu tive alguma pequena lesão, porque graças a Deus eu nunca tive grandes lesões, foram porque eu estava com pressa e não realizei um pré-aquecimento do músculo de forma adequada antes de iniciar o treino.

O Aquecimento pode ser feito de forma geral que é na esteira ou na bike por 10 minutos, ou aquecimento específico que é quando você faz a primeira série do exercício com baixa carga.

O aquecimento gera duas ações no seu corpo, uma é a lubrificação das articulações e a outra é aquecimento de tendões e condução de sangue para o músculo alvo.

ERRO 4: Pegar mais peso que suporta

Todos nós, quando iniciamos na musculação, nós começamos com cargas leves, porque todo mundo tem um começo e ninguém fica forte de repente, mas sim com treinamento.

Não adianta usar muita carga se você não tem amplitude, pois um movimento curto recruta menos fibras do que um movimento completo, além disso suas articulações não estão preparadas para altas cargas se você começou agora.

A regra é clara, primeiro tenha uma amplitude completa, aprenda a executar os exercícios e depois comece a progredir cargas gradualmente.

ERRO 5: Alongar o músculo depois do treino

Alongamento é muito importante pois melhora a sua flexibilidade e o melhor momento para se fazer é em horário separado da musculação, ou levemente antes do treino e nunca após o treino.

Quando você realiza um treino intenso de musculação ocorrem micro lesões nas fibras musculares, para que esse músculo se recupere e cresça mais forte (hipertrofia). Então se após esse processo você alongar, há um grande risco de se machucar.

ERRO 6: Descansar muito entre as séries

É muito importante que você se concentre durante o treino e evite longos períodos de descanso entre uma série e outra.

O objetivo da musculação é deixar o seu músculo mais tempo sob tensão e não em descanso, por isso você deve contar o tempo de pausa, que geralmente é de 1 a 2 minutos em treinos de superiores e de 2 a 3 minutos em treino de inferiores.

Para isso você deve minimizar as distrações como ficar mexendo no celular ou conversando com um amigo, pois sem perceber você pode estar descansando de 5 a 10 minutos e perder o desempenho no treino.

ERRO 7: Realizar treinos excessivamente longos

Se você fica 3 horas na academia fazendo o máximo de exercícios ou de cárdio que consegue, está errado.

Um treino bem feito de musculação demora entre 60 minutos a uma hora e meia no máximo, isso depende muito do seu condicionamento físico, objetivo e tempo de treino. Se você está numa fase em que está comendo muito bem, se você está numa fase de construção, o que nós chamamos de off-season, você pode fazer um treino mais longo.

Se você está em fase de emagrecimento e comendo pouco não é interessante ficar mais de 1 hora e meia entre treino e cárdio.

Erro 8: Não controlar o movimento

É comum ver pessoas exagerando na carga e fazendo o movimento rápido e sem controle. Não faça isso, faça um exercício com a velocidade controlada.

Você controla a carga, não é ela quem te controla. Quando a carga está te controlando, você faz o exercício todo estabanado, ou faz excessivamente rápido, com o objetivo de terminar logo. Você não pode querer terminar logo, você tem que permitir que o seu músculo seja trabalhado.

Para isso você precisa de cadência 30 segundos, 40 segundos, 50 segundos de movimento é muito bom. Você vai surrar o seu músculo e vai trazer aquilo que você tanto quer, que é explorar ao máximo o seu treino na questão de hipertrofia.

Esses são os 8 erros que você não deve cometer na academia se quiser ter bons resultados. Na musculação não existem atalhos, é preciso passar por cada fase desse processo se você quer ter uma boa evolução tanto em saúde quanto no seu corpo.