Compartilhe

Saiba se os Alimentos integrais ajudam a emagrecer

Alimentos integrais ajudam a emagrecer?

Será que precisamos incluir alimentos integrais na alimentação para perder peso? Vamos entender primeiro o que seria um alimento integral e como ele influencia no emagrecimento.

O que são alimentos integrais?

Os grãos de modo geral, quando estão no estado in natura, menos processados, eles têm várias camadas. E essas camadas têm mais vitaminas, minerais e fibras. Então o grão que não passou pelo processo de refinamento, e que não retirou essas camadas são os integrais.

Calorias em alimentos integrais vs. refinados

Quando você toma a decisão de melhorar sua alimentação para emagrecer, logo pensa em cortar todos os alimentos refinados como pão branco, macarrão branco e arroz branco. Mas se você olhar a tabela nutricional do pão branco e do pão integral, vai perceber que as calorias são bem semelhantes e o que muda mesmo é a quantidade de fibras.

A verdade sobre o déficit calórico

Como vocês sabem, para emagrecer é preciso de déficit calórico, que é consumir menos calorias do que se gasta. Então visto que os alimentos com farinha branca têm basicamente as mesmas calorias dos alimentos integrais, não há necessidade de fazer essa substituição se você gosta do pão francês e do arroz branco.

Mitos e verdades sobre alimentos integrais

O alimento integral, em termos de caloria, é igual de um outro alimento não integral, seja o arroz, seja o pão, seja o macarrão, certo? Então vamos imaginar que você comia no almoço 100g de arroz branco e você fala “eu quero emagrecer, comprei o integral”. Se você continuar comendo as mesmas 100g do integral vai dar na mesma, não vai ajudar em nada a sua perda de peso.

Benefícios nutricionais reais

Agora, um outro ponto que a gente tem que diferenciar é que o alimento integral é mais saudável que o refinado, porque tem mais vitaminas, minerais e fibras. As fibras dão mais saciedade, ajudam na saúde intestinal. Porém se você não gosta de alimentos integrais, pode tranquilamente manter pão, macarrão e arroz normais e apenas incluir fontes de fibras como vegetais, folhosos, frutas, psyllium e sementes no seu dia.

A realidade sobre saciedade e fibras

Uma fatia de pão não tem tanta fibra quanto as pessoas acham. Então, não é que você vai comer uma fatia de pão integral e vai ficar super saciado, tá? As fibras têm outros benefícios nutricionais.

Adaptação ao novo estilo alimentar

Vai ter que partir um pouco de você, reduzir a quantidade do branco para o integral, mas saber que talvez você não vai conseguir. Talvez você vai ficar com um pouco de fome, o que é normal nessa fase.

Benefícios para a saúde

Algumas pesquisas mostram que pessoas que consomem mais alimentos integrais, por terem um estilo de vida saudável, isso contribui para que elas tenham menos doenças cardiovasculares de modo geral.

Como escolher produtos integrais

Atenção aos rótulos

Quando você olha um produto integral, sempre tem algo que nos lembra uma parte fit, de emagrecimento, de natureza. Então, cuidado com isso daí, até porque um produto que tem farinha integral, não quer dizer que 100% da farinha que está ali, ela é integral.

Leia a lista de ingredientes

Quando for comprar um alimento, leia sempre a lista de ingredientes, pois a maioria dos alimentos integrais também tem adição de farinha branca. Procure os produtos que estão escrito 100% integral ou então que a farinha integral esteja em maior quantidade do que a farinha branca.

Então pessoal se você quer emagrecer, não precisa ter a obrigação de comer tudo integral. Escolha alimentos que você goste e ajuste as quantidades de acordo com o seu objetivo. A melhor dieta é aquela que você consegue seguir por mais tempo.