Compartilhe

Mentiras sobre emagrecimento

Mentiras sobre emagrecimento que você não sabia!

Hoje nós vamos falar sobre mitos e verdades sobre o emagrecimento: frases, conhecimentos, dicas e até alguns conceitos que você já ouviu ou leu. Verdades que muitas vezes são ditas de forma absoluta, pessoas que vêm e te informam, e que você realmente compra como verdade. Será que é verdade? Será que é mito? Hoje vamos esclarecer algumas dúvidas, algumas curiosidades e alguns conceitos sobre emagrecimento.

Perder peso lentamente é melhor do que perder peso rápido

Na minha cabeça, tudo que vem rápido vai rápido. Então, por exemplo, emagrecer rápido, vai engordar rápido depois. Na verdade, perder peso gradativamente significa mudar de estilo de vida, e isso é muito importante, porque significa que você está realizando hábitos saudáveis. A sua mudança de mentalidade é muito boa. Mas isso não significa que é melhor do que perder peso rapidamente. Muitas vezes, essa mudança de estilo de vida pode trazer uma perda de peso muito rápida.

O importante é manter a regularidade e mudar a mentalidade. Se você muda o seu estilo de vida, você está no caminho certo, porque você não vai retroceder. Então, se você quer perder peso rapidamente, tudo bem, você não precisa ficar preocupado, desde que você não gere nenhum tipo de compulsão alimentar depois.

O que gera compulsão alimentar? Abuso de medicamentos para emagrecer? Uma dieta extremamente baixa em calorias?

Isso pode fazer com que você tenha compulsão por comer em alguns momentos do dia. Uma restrição calórica de 20 a 30% das calorias diárias já está de bom tamanho. Se não, você não vai conseguir segurar. Era aquele negócio: se perdeu rápido, isso gera questões hormonais. Tudo que você joga lá em cima na parte hormonal vai lá embaixo.

Por exemplo, se você usar metanfetamina, você vai se sentir o superman. Vai treinar pra caramba, vai pular pra caramba, vai passar a noite inteira loucão numa rave. Mas no outro dia, os hormônios da depressão estarão lá em cima e os hormônios do bem-estar lá embaixo.

Aeróbico não ajuda a emagrecer

O que te ajuda a emagrecer é fazer uma dieta adequada e fazer treinos de musculação. Porque você vai aumentar o seu gasto calórico! Claro que o aeróbio vai ajudar você! Você precisa fazer exercícios aeróbios se você quer emagrecer, porque vai aumentar o seu gasto calórico. Então faça aeróbio! Mesmo que você curta musculação, precisa fazer atividade aeróbica também, principalmente se o seu treino de musculação é um treino ainda iniciante, que o gasto calórico e o esforço gerado nesse treino de musculação ainda são muito pequenos.

Aeróbico em jejum é bom para a queima de gorduras

Mito! Porque o aeróbio em jejum não vai fazer com que você gaste mais calorias do que um aeróbio alimentado. Se você tomar um café da manhã e for para a rua fazer cardio, é um gasto calórico equivalente de você acordar em jejum e ir para a rua fazer um cardio. O seu corpo vai tirar células de gordura e transformar elas em energia se faltar consumo de alimentos para você.

E os alimentos não são do jejum, são do dia todo! Seu corpo é capaz de manter taxas de calorias em reserva para disponibilizar para essa atividade física em jejum. Logo, se você se sente mal fazendo aeróbio em jejum, por favor, pare de fazê-lo! Pode tomar café da manhã e depois fazer seu aeróbico. Se você se sente bem fazendo aeróbio em jejum, ótimo, continue fazendo!

Eu particularmente prefiro fazer o aeróbio em jejum, não porque acredito que queime mais gordura, mas porque depois que eu tomo café da manhã, eu fico meio desanimado. É mais fácil fazer meu cardio e em seguida tomar café da manhã.

Aeróbico de alta intensidade pode catabolizar?

Não! Muitas pessoas dizem que o aeróbico de baixa intensidade preserva a sua massa muscular. Um HIIT (treino intervalado de alta intensidade) pode catabolizar, dependendo da sua massa muscular e do seu metabolismo.

Aeróbico de baixa intensidade gasta menos calorias?

Certo! Aeróbio de alta intensidade gasta mais calorias. É gasto calórico! Quando fazemos cardio, queremos elevar o nosso gasto calórico e, consequentemente, as células de gordura. Se você é uma pessoa com metabolismo acelerado, talvez apenas um treino de musculação seja suficiente para manter o percentual de gordura baixo e a sua massa muscular em dia.

Agora, o aeróbio é sempre muito bem-vindo para a saúde! Mas, em relação a gasto versus consumo, eu não quero perder peso, eu quero perder gordura e ganhar massa muscular. Essa é a relação que você precisa ter em mente. E tire esses mitos de aeróbio em jejum queima mais gordura! Não tem base científica comprovada para isso!

Consumo de carboidratos ricos em açúcar bloqueia a queima de gordura?

Consumir carboidratos de alto índice glicêmico pode bloquear a queima de gordura por conta da insulina, que é um bloqueador de gordura. Se você está comendo muito açúcar, digamos que você está comendo a quantidade certa de carboidratos, mas em vez de usar carboidratos de baixo índice glicêmico, está usando carboidratos de alto índice glicêmico.

Isso pode atrapalhar, porque na hora que ele já joga no seu corpo aquele pico de insulina, você vai se sentir letárgico. Não é que o estímulo da insulina vai bloquear sua queima de gordura, não! Isso é mito! Principalmente se você realiza atividade física, cardio, e está em déficit calórico. Mas a letargia, a falta de disposição para o treino, vai ser muito maior.

Outro detalhe: carboidratos de alto índice glicêmico se convertem rapidamente em açúcar e precisam ser utilizados rapidamente. Se você não vai utilizá-los, se vai ficar deitado no sofá, provavelmente esse alimento pode ser metabolizado na forma de gordura, dependendo do ajuste da sua dieta.