Hoje nós vamos falar sobre 4 alimentos que muitas pessoas tiram da dieta, inclusive muitos atletas tiram da dieta, mas não deveria tirar. Alimentos que são importantíssimos num processo de emagrecimento, num processo de definição muscular, num processo de eliminação de gordura, por uma série de fatores. Vocês entenderão os alimentos, quais são, e os motivos que você não deve tirá-los da dieta.
Continue comigo e saiba quais são os top 4 alimentos que te ajudam a emagrecer!
4 alimentos que te ajudam a emagrecer
1. Feijão
Feijão pode ser um grande aliado em processos de perda de gordura dentro de dietas de restrição calórica, e tem uma explicação muito técnica para isso, o feijão tem uma composição centesimal muito mais interessante do que outros alimentos como o arroz, por exemplo fibras, feijão, 6 gramas de fibra, 6% contra apenas 1% do arroz. Proteínas, temos 8% de proteínas no feijão contra apenas 2,5% de proteínas no arroz.
Carboidratos, sim, temos menos carboidratos do que o arroz, 21 gramas de carboidratos no feijão contra 28 gramas de carboidratos no arroz, mais lento de ser digerido, ou seja, você fica com mais alimento dentro do seu sistema digestivo, reduz a fome.
Não coloque paio, carne seca, linguiça, bacon, porque aí realmente o arroz é melhor, feijão com cebola, alho, um fiozinho de azeite pra fazer com que aquela cebola e aquele alho dorem, e sal,
2. Frutas
As frutas, na sua grande maioria, são os seus maiores aliados no processo de emagrecimento, por quê? Porque a maior parte das frutas tem baixíssimo teor de carboidratos. O açúcar presente na fruta, pelo nível de fibras que a maioria das frutas possuem, são uma excelente fonte de carboidrato. As frutas têm vitaminas, minerais, fitoquímicos, você no processo de emagrecimento não pode ficar doente, porque senão você vai ficar totalmente fora do plano.
Frutas têm uma porção muito maior, é muito mais volumoso, então dá muito mais saciedade. 100 gramas de um mix de frutas como morango, ameixa, pera e maçã, equivalente, aproximadamente, a 30 gramas de batata doce, uma rodela, isso de batata doce contra isso de fruta.
3. Iogurte
Iogurte não tem açúcar que não seja a lactose, os benefícios do iogurte natural desnatado, melhora da sua microbiota por conta de uma substância chamada lactobacillus presentes no iogurte, que vai fortalecer as suas bactérias do bem, fazendo com que o seu intestino funcione melhor, o intestino melhor, é um humor melhor, é uma absorção de nutrientes melhor, é um físico mais bonito e estético, é uma pele melhor.
Outra vantagem do iogurte, ele é muito bom para fazer mix com a fruta, exemplo: iogurte natural desnatado, sem açúcar, um mix de frutas e duas medidas de whey, você fez uma refeição, proteína, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais, fitoquímicos, baixíssima quantidade de gordura e proteína da melhor qualidade, que é o whey protein. Qual é a vantagem dessa refeição? Tirar você da vontade do doce.
4. Batata
A batata é menos calórica do que o arroz, vamos fazer um comparativo aqui entre a batata cozida, 100g, e o arroz. 100g de batata inglesa tem aproximadamente 52 calorias, sendo 12g de carboidrato contra 139 calorias do arroz e 28g de carboidratos. A batata tem menos calorias do que o pão integral, do que a mandioca, do que a mandioquinha e do que o macarrão. Você sabe onde está a armadilha da batata?
- Primeiro: purê de batata porque você adiciona leite e manteiga e você não consegue comer pouco, quando você refoga, ela perde água, então ela aumenta a concentração.
- Segundo problema da batata, comer a batata pura sozinha, sem nada porque ela tem um índice glicêmico um pouco mais alto, pela baixa quantidade de fibras.
Como é que se come a batata cozida? Faça uma bela salada, coloque todos os ingredientes que você gosta, folhas, outros vegetais, legumes e aí você coloca a batata junto nessa salada. Faça seu frango, sua fonte de proteína e você vai ver o quanto isso vai lhe trazer saciedade.
Por que? A mistura da batata, que tem uma quantidade baixa de calorias, de carboidratos. Acrescida dessa salada vai dar muito volume no prato e você vai comer muito bem, reduzindo o índice glicêmico da batata, pela alta quantidade de fibras dos vegetais além da quantidade de proteína que está no seu prato.