O feijão faz parte da cultura do brasileiro desde a infância, é muito nutritivo assim como as demais leguminosas porque é rico em proteínas, fibras, vitamina B e importantes minerais como o cálcio e ferro.
É um engano achar que para emagrecer você deve cortar o feijão da sua alimentação, porque esse carboidrato é uma opção com menos calorias do que o arroz.
Comparação entre o Arroz e Feijão
O primeiro ponto a ser esclarecido é que o arroz e feijão não fazem você ganhar peso, justamente porque nenhum alimento de forma isolada tem esse poder. O que faz você ganhar peso é consumir mais calorias do que você gasta ao dia.
Em 100 gramas de feijão carioca temos:
- 76 calorias
- 13,6g de carboidrato
- 4,8g de proteína
- 8,5g de fibras
Em 100g de arroz temos:
- 128 calorias
- 28,1g de carboidratos
- 2,5g de proteína
- 1,6g de fibras
Vejam que o arroz tem muito mais carboidratos e calorias que o feijão, e o feijão tem mais proteínas e fibras que o arroz.
Isso significa que principalmente no processo de emagrecimento, é mais interessante comer um volume maior de feijão do que arroz, porque você comerá mais em quantidade, terá maior saciedade consumindo menos calorias.
A combinação de arroz e feijão é perfeita porque fornece todos os aminoácidos que precisamos. Os aminoácidos são moléculas que formam as proteínas e são chamados de essenciais porque não são produzidos pelo nosso corpo e precisamos ingerir através dos alimentos.
Quais vitaminas o arroz e feijão possuem?
O arroz é rico em vitamina A, E e do complexo B, que contribuem para regeneração celular e a formação de glóbulos vermelhos que levam oxigênio aos órgãos e tecidos do corpo.
O feijão é rico em vitaminas do complexo B, minerais como ferro e fibras que contribuem para redução do LDL (colesterol ruim) nos vasos sanguíneos.
Essa combinação faz todo sentido porque o arroz tem os aminoácidos metionina e cisteína e o feijão rico em lisina, mas é pobre em metionina e cisteína. Isso quer dizer que um complementa o outro.
Para quem é vegano é uma combinação que vai suprir as necessidades dos aminoácidos formadores de proteína.
Por que atletas não comem feijão?
O feijão pode causar mal estar como flatulências, dor de estomago e inchaço abdominal em algumas pessoas devido a presença de açúcares chamados oligossacarídeos . Isso acontece porque o feijão não e completamente digerido pelo trato intestinal e acabam sobrando moléculas de açúcares que vão para o intestino grosso e as bactérias produzem ácidos e gases.
É por esse motivo de estufamento abdominal que muitos atletas preferem não consumir feijão, porém se deixar de molho por 12 horas e fazer a troca de água elimina boa parte desses oligossacarídeos.
Saciedade
Por ter muitas fibras o feijão promove maior saciedade, por esse motivo é interessante consumir mais feijão na sua dieta de emagrecimento.
As fibras também contribuem para saúde intestinal porque equilibram a microbiota que são as bactérias boas do intestino. Essas fibras solúveis ajudam formar um gel no intestino que retardam a digestão, colaboram com o trânsito intestinal e previnem doenças intestinais como câncer de cólon.
Agora que você já descobriu que o feijão é um carboidrato com poucas calorias não deixe de incluir na sua alimentação mesmo que o seu objetivo seja emagrecimento ou ganho de massa muscular. Os carboidratos que você deve evitar para manter uma alimentação saudável são aqueles ricos em farinha branca e açúcares porque são calorias vazias por serem pobres em vitaminas e minerais.