Compartilhe

Ciclo dos carboidratos para emagrecer funciona? Saiba mais!

Ciclo dos carboidratos para emagrecer funciona? Saiba mais!

Atualmente existem diversas estratégias nutricionais para se chegar a um objetivo, principalmente em fase de emagrecimento, e tudo depende da individualidade de cada um que é a sua situação atual e objetivo.

Muitas pessoas têm se interessado por uma estratégia chamada ciclo de carboidratos, onde o objetivo é um baixo consumo de carboidratos, intercalando períodos de alta ou moderada ingestão. Então tem dias que o carboidrato está alto, baixo ou moderado.

É interessante para perder gordura, preservar massa muscular e ainda ter energia para realizar os treinos intensos, afinal precisamos de intensidade para gastar mais calorias e para hipertrofia também.

Algumas pessoas preferem o ciclo de carboidrato para sair do efeito Platô, que é aquele momento que você estaciona nos resultados e não vê mais mudanças depois de muitos meses em dieta. O aumento da ingestão de carboidratos no momento certo ajuda o organismo a ajustar o metabolismo e sinalizar a síntese de hormônios como a Leptina que regula o apetite e T3 e T4 da tireóide que regulam o peso.

Os carboidratos são muito importantes no processo de hipertrofia muscular porque o carboidrato na forma de glicogênio (energia) preenche o tecido muscular deixando o músculo mais cheio e mais forte. Manter longos períodos em low carb, em baixa concentração de carboidrato pode reduzir a sua concentração de massa muscular.

Quando você cicla carboidratos, você tem uma ação da insulina e toda vez que você reduz o consumo de carboidratos, você aumenta a sua sensibilidade à insulina e o seu corpo se torna mais capaz de oxidar carboidratos.

Quando você consegue realizar a oxidação de carboidratos, você reduz automaticamente a sua taxa de insulina, com isso você aumenta a sua capacidade de oxidação de gorduras. Aumentar a sua sensibilidade à insulina é algo interessante porque você começa a se tornar mais ativo à queima de gorduras.

Como fazer o ciclo de carboidratos?

Você pode criar ciclos por semanas, por exemplo:

Uma semana de carboidrato mais alto, uma semana de carboidrato mais baixo.

Ou então você pode fazer 1 dia de carboidrato mais alto, 2 dias de carboidrato mais baixo, neste caso o dia de carbo alto é no dia de treino mais intenso como pernas por exemplo, que demandam mais energia.

Lembrando que ciclo de carboidratos é sempre em dieta de déficit calórico, porque não tem como reduzir gordura sem consumir menos calorias do que se gasta. A diferença é que em dias de carboidrato mais baixo, a ingestão de proteínas e gorduras será mais alto e em dias de carboidratos mais alto eu vou ter uma ingestão de gordura mais baixa.

O ciclo de carboidrato é para mexer no seu metabolismo, para preservar a sua massa muscular e fazer com que o seu corpo vire uma máquina de queimar gordura, por isso muitos nutricionistas são adeptos dessa estratégia quando seu peso está estacionado.

Você precisa manipular o seu corpo, manipular o seu metabolismo para perder gordura de forma gradual e preservar a sua massa muscular.

Quando eu devo fazer a dieta de ciclo de carboidrato?

Quando você tem uma boa concentração de massa muscular ou quando você pretende ganhar músculos e ao mesmo tempo secar que é o que chamamos de recomposição corporal.

Se você é um indivíduo obeso com 40% de gordura corporal é melhor fazer uma dieta tradicional com déficit calórico e depois quando chegar o momento do platô, mudar a estratégia.

Vale lembrar que é importante saber qual é a sua taxa de metabolismo basal, para saber as calorias da sua dieta de acordo com o seu objetivo e adequar as quantidades corretas de cada macronutriente que são as proteínas, carboidratos e gorduras.

É importante sempre contar com a ajuda de um profissional de nutrição para fazer sua avaliação física e seu planejamento alimentar.