Muitas pessoas em busca de emagrecimento têm a falsa ideia de que precisam zerar os carboidratos para poder secar, mas isso é um grande engano e pode trazer complicações para a saúde.
Se você está em busca de perder uns quilinhos e já ouviu falar que a dieta cetogênica é a opção mais rápida para emagrecer continue lendo esse conteúdo.
O que é o fenômeno bioquímico da cetose?
Normalmente o nosso organismo usa o carboidrato para produzir energia, mas quando não tem essa glicose o corpo procura outros meios de produzir energia usando as reservas de gordura. Esse processo produz corpos cetônicos que são ácidos que acumulam no sangue e são liberados pela urina, é daí que vem a palavra cetose.
Quando você entra em cetose, o seu corpo começa a utilizar a gordura que você ingere ou a gordura que você tem em reserva para te manter vivo, principalmente para funções do seu cérebro.
Dieta cetogênica
Essa dieta consiste em zerar o carboidrato ou limitar ate 10% das calorias diárias em carboidratos, e usar mais fontes de proteínas e gorduras. Para ter uma noção da quantidade de carboidrato, em uma dieta low carb usa-se de 100 a 120g de carboidrato por dia e na cetogênica usa-se menos de 50g ao dia ou nenhum carboidrato.
Nessa dieta não é permitido carboidratos como arroz, macarrão, pães, batatas e a maioria das frutas.
Mesmo que você retire o carboidrato, precisa de um déficit calórico para emagrecer,
Isso significa que você deve comer menos calorias do que gasta, independente do tipo de dieta que fizer, porque não adianta comer muita proteína e muita gordura se você ultrapassar as calorias que precisa no dia, uma vez que as fontes de gordura são mais calóricas que o carboidrato.
Alguns nutricionistas indicam a dieta cetogênica para tratamento de diabetes tipo 2 por ajudar no controle de açúcar no sangue, mas também é uma boa opção para pessoas que sofrem com epilepsia pois ajuda a controlar as convulsões.
Efeitos colaterais
Pessoas que estão em busca de emagrecimento devem buscar ajuda de um nutricionista, pois uma dieta cetogênica mal pensada pode causar deficiência de vitaminas e minerais. Além disso é normal ter sintomas como: mau hálito, insônia, constipação, indisposição e dor de cabeça.
Treino
Se você busca emagrecimento, a principal ferramenta além da alimentação é o treino, só que se você elimina o carboidrato da sua dieta, você não vai ter força e nem disposição para ter um bom desempenho no treino. Logo você não vai emagrecer tanto quanto uma pessoa que tem melhores condições para treinar, além disso a musculação constrói massa muscular e com isso você tem um metabolismo mais acelerado e emagrece mais.
Existe uma grande diferença de emagrecer com dietas radicais e perder músculo e emagrecer de uma forma mais saudável mantendo massa muscular, por isso ter uma alimentação que te dá energia para um bom treino é o mais indicado.
Então, Renato a dieta cetogênica não funciona?
Ela ate funciona para emagrecimento, mas outras opções de dieta com carboidratos são muito melhores e a dieta cetogênica tem que ser muito bem manobrada por um profissional.
Outro ponto, é que a dieta cetogênica tem um prazo e você não pode ficar o ano inteiro com ela, então se você deseja realizar a dieta cetogênica, primeiro saiba quantas calorias vai consumir no dia e a quantidade dos macronutrientes, porque lembra que eu disse acima? Sem déficit calórico ninguém emagrece.
Vale lembrar que pode levar ate duas semanas para se adaptar a dieta cetogênica, porque o seu corpo não esta acostumado a usar essas rotas metabólicas, essas vias bioquímicas. Então, primeiro você tem que ficar no mínimo duas semanas certinho para funcionar da melhor forma e não ultrapassar 45 dias nessa estratégia.
No geral a dieta cetogênica não é a primeira opção dos nutricionistas e profissionais da saúde, mas sim uma alimentação equilibrada que você consiga mudar seu estilo de vida e levar isso por muitos anos, assim você emagrece e mantem sua saúde e seu corpo por toda a vida, com mais disposição e força.
Não busque soluções rápidas e restritivas para emagrecer, pois se você não mudar os seus hábitos, vai engordar novamente e viver no efeito sanfona.