Se você passou a vida inteira lutando contra a magreza, está treinando e não ganha massa muscular, come bastante e não aumenta o peso, esse conteúdo é pra você.
Será que é a sua genética que está impedindo que você tenha resultados, ou será que você está fazendo alguma coisa de errado? Descubra agora!
Dica 1: Descanse mais
As pessoas magras, tem a ideia de que precisam treinar muito todos os dias para ganhar massa muscular e algumas passam 3 horas do dia na academia. Só que isso é um erro, pois o músculo também precisa de descanso.
Quando treinamos um músculo provocamos micro lesões nas fibras musculares, para que no descanso ele se regenere e cresça. Se você treina todos os dias, dificilmente está dando o devido descanso para cada grupo muscular.
O ideal seria dividir seu treino em 3 por 1, treinar 3 dias e descansar 1, ou então treinar de segunda a sexta e descansar o sábado e o domingo.
Outro ponto é o tempo de treino, o seu treino não deve passar de 1h30 minutos em média.
Dica 2: tenha uma periodização de treino
A periodização é a organização do seu treino, onde o profissional de educação física vai determinar exercícios, séries, tempo de pausa e por quanto tempo você vai seguir essa estratégia, tudo isso de acordo com a sua condição física atual e seu objetivo.
É por isso que não se deve copiar o treino do amigo ou da internet, porque cada pessoa tem sua individualidade, então o seu treino vai de acordo com as suas prioridades.
Os estudos confirmam que um treinamento periodizado gera mais resultados que fazer exercícios aleatórios.
Dica 3: Coma limpo
A maioria das pessoas magras dizem que comem muito, mas muitas vezes esse muito é em apenas uma refeição depois de passarem horas sem se alimentar, ou então passam o dia beliscando. Além disso a qualidade desses alimentos não é boa, pois são alimentos pobres em proteínas, ricos em açúcar e muitas vezes frituras.
Se você treina bem, seus músculos precisam de nutrientes para regeneração e crescimento, então escolha boas fontes de proteína como ovos, frango, carne magra ou peixes e bons carboidratos como frutas, cereais, pães, arroz, batata e vegetais.
As gorduras boas também são essenciais: azeite, pasta de amendoim, oleaginosas e abacate.
Aprenda que comendo limpo, você vai nutrir o seu corpo, ter mais disposição e força.
Dia 4: Faça exercícios aeróbicos
Os exercícios aeróbicos melhoram sua capacidade cardiorrespiratória, trazem muitos benefícios para sua saúde prevenindo doenças do coração e melhoram o seu desempenho na musculação.
Engana-se quem acha que só quem deseja emagrecer precisa de exercícios aeróbicos, todos devem realizar esse tipo de exercício, inclusive a pessoa magra. O que muda é a frequência, então o magro pode realizar de 2 a 3 vezes por semana, de 20 a 30 minutos, em intensidade moderada, por exemplo, esteira na velocidade 5, que é uma caminhada mais rápida.
Dica 5: Sono
Um dos pilares para construir massa muscular além do treino e alimentação é a qualidade do sono, pois é quando dormimos que ocorre a regeneração muscular e a produção de hormônios importantes.
Devemos dormir pelo menos 7 horas de sono por noite, e a melhor forma de conseguir isso é estabelecendo uma rotina. Determine e tente cumprir os horários de acordar e dormir, eu sei que no começo parece complicado, mas com os dias você vai adquirindo esse hábito.
Evite ficar na tv ou celular próximo do horário de dormir e apague todas as luzes, pois a produção de melatonina depende da escuridão e evite bebidas a base de cafeína pelo menos 5 horas antes de dormir.
Com essas dicas você aprendeu como não errar mais no processo de construção muscular, e se você ainda erra em alguns desses itens, está na hora de se organizar e melhorar os seus hábitos.
Por mais que sua genética não pareça ser favorável, temos todas as possibilidades de mudar nossa condição física atual se dedicando mais e trabalhando duro para isso.