Vamos começar entendendo que refeição pré-treino não é necessariamente aquela que nós fazemos antes do treino. Muitas pessoas têm esse pensamento e por isso comem de meia hora a 1 hora antes do treino, e algumas comem até uma fruta no caminho para academia achando que não terão energia para o treino se não comerem algo próximo daquele horário.
Mas isso é um grande engano, você não precisa comer pouco tempo antes do treino.
Quando você come com menos de 1 hora do seu horário de ir pra academia, essa refeição ainda está em processo de digestão e essa energia ainda não ficará disponível para ser usada. A refeição pré-treino é tudo o que nós comemos antes do treino, porque muitos alimentos necessitam um bom período para serem metabolizados e absorvidos.
A energia que usamos no treino se chama glicogênio que é uma energia armazenada nos músculos, e para repor esses estoques nosso organismo leva de 4 a 6 horas, ou seja, são muitas horas para o alimento que você come se transformar em energia e ser estocado.
Se você não tem estoques de glicogênio suficiente no seu tecido muscular, sabe o que você perde? desempenho no treino, você se sente fraco e cansado.
A Importância do Jantar para Treinos Matinais
Se você treina no horário da manhã, a refeição mais importante é o seu jantar, é essa refeição que formará o glicogênio muscular que será usado no seu treino. Então o ideal é que o seu jantar tenha uma maior quantidade de carboidratos, e fique tranquilo que aquele achismo de que carboidrato a noite engorda é mito. O que engorda não é comer carboidrato a noite, mas sim consumir mais calorias do que você gasta o dia todo.
Realizar uma refeição noturna com boa quantidade de carboidratos antes de dormir, para quem treina em jejum ou não, é garantir um treino cheio de energia e disposição.
Se você treina a noite, depois do trabalho, a energia vem dos alimentos que você consumiu o dia todo (café da manhã, almoço e café da tarde).
Refeição Pós treino: O que comer depois?
Distribua as suas refeições ao longo do dia, então se você faz 4 refeições por exemplo: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. O seu pós treino será a refeição na ordem normal que você já segue o dia todo.
Tomou café e foi treinar? Seus pós treino é o almoço.
Almoçou e foi treinar? Seus pós treino é a refeição da tarde.
Treinou a noite? Seus pós treino é o jantar.
Não é uma regra tomar whey após o treino, você pode fazer somente a refeição da dieta. A não ser que não tenha tempo, ou esteja na correria, o whey acaba sendo a opção mais rápida.
Refeição Pré treino: Suplementação
Se você se sente cansado, indisposto ou com sono, usar um pré-treino é uma ótima opção, pois o suplemento pré treino tem como base a cafeína que retarda a fadiga, tira o sono e te dá maior disposição para fazer um treino intenso. Pode ser tomado 30 minutos antes do treino e até algumas horas antes, porque o efeito da cafeína dura por até 6 horas no seu organismo.
Algumas marcas além da cafeína têm taurina, beta-alanina, arginina entre outros compostos que aumentam sua força e disposição.
O termogênico tem como base a cafeína também, e tem o mesmo principio do pré treino, mas algumas marcas colocam outros componentes como chá verde, guaraná e outros compostos que ajudam a acelerar o metabolismo. Também pode ser tomado de 30 minutos a 1 hora antes do treino.
Claro que suplementar não é obrigatório, se você não tem condições de comprar, pode manter só o café puro mesmo que tem uma concentração de cafeína também.
Dicas:
- Quando se alimentar espere de 1 a 2 horas para poder realizar qualquer tipo de exercício;
- Prefira uma fonte de carboidrato e proteína na sua refeição;
- Evite qualquer tipo de gordura como pasta de amendoim, gemas, porque a digestão desse tipo de alimento é bem lenta e pode te causar mal-estar.
Agora que você já sabe que não precisa ir comendo até a academia, aproveite para cuidar mais da sua alimentação do dia todo, afinal não adianta comer certinho pré e pós treino e o restante do dia ficar sem comer ou comer só alimentos que não são saudáveis. Antes do treino você precisa de energia e após precisa de nutrientes para reparar os tecidos musculares, para que eles se regenerem e cresçam.