O conteúdo de hoje é sobre o que comer após o treino, devo tomar whey ou devo comer o alimento?
As calorias da dieta para o seu objetivo são distribuídas ao longo do dia e você pode fazer de 3 a 6 refeições conforme ficar melhor na sua rotina. Então não importa o número de vezes que você come no dia e sim consumir as calorias que você precisa.
Por que fracionar as refeições?
Dividir suas refeições no dia é uma estratégia inteligente para qualquer objetivo, seja emagrecimento ou ganho de massa muscular.
Uma pessoa que esta em fase de ganho e precisa de 3 mil calorias ao dia se sentiria muito cheio e teria dificuldade de fazer somente 3 refeições ao dia, então fracionando em 5 ou 6 fica muito mais fácil de consumir um volume menor de comida por vez.
Uma pessoa que esta em fase de emagrecimento também tem um benefício em fracionar as calorias em mais refeições, pois se sentirá saciado, não vai ficar o dia com fome e isso evita deslizes na dieta.
O que comer após o treino
Não existe nenhum estudo que mostra que se alimentar imediatamente após o treino traga maiores benefícios comparado a comer algumas horas depois.
Mas tem um detalhe importante, toda vez que você executa um treino muito bem feito, você gasta seus estoques de energia (glicogênio) que ficam armazenados no músculos, então você precisa repor essa energia com alimentação, mas claro que não precisa ser imediatamente após o treino. O nosso corpo leva mais de 6 horas para repor esses estoques de glicogênio depois que você se alimenta.
Um exemplo, se você treina as 7 da manhã e sua próxima refeição é 12:00, não nenhum problema em esperar. Assim como quem treina as 18:00 e a próxima refeição é o jantar também não há problema em esperar.
A uns anos atras acreditava-se que a janela anabólica durava somente 1 hora após o treino, mas isso foi um grande mito, pois ela pode durar até 24 horas.
Com isso podemos concluir que a ingestão diária de proteínas, carboidratos e gorduras é mais importante do que somente a refeição pós treino.
Se você treina em jejum
Se você treina em jejum, o pós-treino tem que ter uma fonte de carboidrato e proteína para quebrar esse jejum sem gerar grandes picos de insulina. Se a sua primeira refeição for o almoço então invista numa boa salada antes do prato principal.
Suplementação pós treino
Não é uma regra tomar whey após o treino, a não ser que você esteja na correria da sua rotina e não tenha tempo de parar e fazer uma refeição sólida. Sempre dê preferência para refeições solidas e no máximo duas ao dia deixe para refeições liquidas.
Quando você mastiga o alimento, a sensação de saciedade é maior tanto para o cérebro que recebe essa informação, quanto para o processo de digestão que demora muito mais tempo e te deixa saciado por algumas horas.
Deixe o whey protein para momentos estratégicos como eu citei acima, falta de tempo, ou para bater a quantidade de proteína do dia, que muitas pessoas não conseguem somente com alimentos. Outra opção bem legal também é preparar receitas saudáveis com whey, pois tem muita opção para variar sua dieta.
Alimentos
Invista em alimentos livres de açúcar, gorduras ruins e sódio e priorize bons carboidratos como:
- arroz,
- feijão,
- batata inglesa,
- batata doce,
- aveia,
- abóbora,
- aipim e frutas.
Sempre consuma uma fonte de proteína como:
- carne,
- frango,
- peixe,
- ovos ou alguma proteína vegetal caso você seja vegano.
Lembrando que a quantidade depende da sua estratégia alimentar, objetivo e individualidade.