Qual é o melhor? Whey Protein ou Albumina? Whey Protein é mais caro. Será que vale a pena ou é melhor comprar Albumina?
Nesse conteúdo vou te explicar de onde vem o whey e a albumina e as vantagens e desvantagens de cada um deles para que você escolha o que se encaixa melhor no que você precisa.
Albumina
A albumina é a clara de ovo filtrada, pasteurizada e desidratada ficando nessa consistência em pó. Dessa forma você tem a proteína completa em aminoácidos sem a gordura da gema.
Whey Protein
O Whey protein é a proteína extraída do soro do leite de vaca, nesse processo o soro do leite é filtrado para remover a água, gordura e carboidratos. Depois disso esse liquido é transformado em pó.
O whey também é uma proteína de alto valor biológico, isso quer dizer que contém todos os aminoácidos essenciais.
Aminoácidos
Os aminoácidos são fundamentais para várias funções no nosso organismo, como construir tecidos, músculos, hormônios, enzimas e proteínas.
Nós temos 20 aminoácidos presentes no nosso tecido muscular. 11 o nosso corpo é capaz de produzir e 9 aminoácidos essenciais que nós só conseguimos através da alimentação com proteínas de fonte animal como leite, carne, frango, ovos ou peixes.
Sabor
A albumina pura tem um sabor neutro de clara de ovo, por isso muita gente tem dificuldade em beber, mas existem algumas opções saborizadas que facilitam a ingestão.
O whey protein é mais gostoso por ter sabor de leite e também tem muitos sabores que combinam com outros alimentos.
Consistência
A albumina é mais insolúvel, existe uma dificuldade de mistura-la com água ou leite. A forma mais fácil é batendo no liquidificador.
Já o whey protein, dependendo da marca e da qualidade do whey protein que você compra, ele tem uma solubilidade quase que instantânea, ficando muito fácil misturar numa coqueteleira com qualquer líquido.
Digestão
A clara de ovo libera um sulfito no seu processo digestivo, que chamamos de gases.
A albumina produz muitos gases, ate porque ela tem uma digestão mais lenta comparado ao whey, mas com o tempo esses sintomas amenizam.
Qual delas tomar após o treino?
Não é uma regra tomar whey ou albumina imediatamente após o treino, o importante é a sua ingestão diária de proteínas, distribuídas ao longo do dia. Se você treinou e logo será o horário da sua próxima refeição, então faça essa refeição conforme o planejado, não precisa tomar o suplemento e em seguida comer a refeição sólida.
Deixe esse suplemento para momentos estratégicos quando você não tiver tempo de fazer uma refeição, ou esta na correria do dia a dia, ou precisa bater a quantidade de proteínas do dia e tem dificuldade de fazer isso somente com alimentos.
Preço
A albumina surgiu muito antes do whey protein, e tem um valor mais barato, mas muita gente já não consome mais pelo sabor e digestão lenta.
O whey protein é um pouco mais caro que a albumina, mas com tantas marcas no mercado seu valor ficou acessível para a população. Ainda mais que o preço dos alimentos está tão alto que acaba compensando comprar um whey que dura 30 dias.
Das suas refeições principais do dia, que seja 4 ou 5, no máximo 2 podem ser de suplemento. Lembre-se que o suplemento deve complementar e não ser a base da sua dieta.
A base da sua dieta devem ser os alimentos fontes de proteína como frango, carne, ovos, peixes. Pois mastigar é importante para trazer maior saciedade e não te deixar com tanta fome.
Agora que você já sabe a diferença de albumina e whey, escolha aquele que melhor se encaixa na sua realidade e necessidade diária. As duas opções são de ótima qualidade e vão te ajudar a construir o shape dos seus sonhos se você tiver disciplina.