Compartilhe

Assimetria muscular: Como corrigir

Assimetria muscular: Como corrigir?

Como corrigir assimetrias musculares? Deixa eu explicar primeiro pra vocês a diferença de simetria e harmonia. O que é simetria? É um desequilíbrio no tamanho, força ou forma dos músculos em lados opostos do corpo. Por exemplo, seu peitoral do lado direito é maior que o esquerdo, ou então, o seu bíceps direito é mais forte que o esquerdo. Essa diferença pode ser sutil ou muito visível, mas é normal um lado do nosso corpo ser de 1 a 2 cm diferente do outro.

Harmonia é quando você tem os grupamentos musculares num padrão de proporcionalidade por exemplo, um bíceps proporcional ao ombro, proporcional ao peitoral, proporcionais às costas, proporcionais às pernas. O cara que tem a perna fina e tronco largo, ele não é simétrico e sim assimétrico.

Geralmente a sua assimetria vem de você ter mais força num braço, por exemplo, do que no outro. Então, digamos que eu sou destro e eu tenho mais força no braço direito e vou realizar a rosca direta. Sem eu perceber um lado puxa mais força do que o outro. Então, você nem percebe, mas você está fazendo torto.

E esse torto, você está dando mais tração de força mais para um lado do que para o outro. Quem vai hipertrofiar mais? Esse cara que está carregando mais peso ou esse que está carregando menos? Quando você menos percebe, o seu bíceps está um, dois

centímetros maior do que o outro lado.

Causas mais comuns de assimetria

  • Dominância lateral: a maioria das pessoas tem um lado dominante, um lado mais forte e isso leva a um desenvolvimento muscular desigual.
  • Técnica errada nos exercícios: executar o exercício errado, torto pode causar assimetrias principalmente com pesos livres.
  • Lesões: algumas lesões comprometem seu crescimento muscular e força e você acaba compensando com o lado que não tem lesão.
  • Postura inadequada: se você tem desequilíbrio no alinhamento corporal como coluna por exemplo, isso interfere na sua postura e na hora de realizar os exercícios.
  • Exercícios unilaterais: realizar exercícios unilaterais como por exemplo, rosca alternada com halteres, francês com halteres em excesso pode contribuir com assimetrias.

Como corrigir?

  • Focar em exercícios unilaterais que trabalham cada lado do corpo separadamente, ajudam a corrigir esse desequilíbrio.
  • Realize séries adicionais ou repetições extras para o lado mais fraco.
  • Melhore sua postura ao executar os exercícios, faça exercícios de mobilidade e alongamentos.
  • Durante o exercício tenha certeza de que não está sobrecarregando o lado mais forte, por exemplo com exercícios em máquinas ou barra livre.
  • Se você precisa corrigir assimetria causada por lesão, busque auxílio do fisioterapeuta juntamente com o profissional de educação física.

E lembre-se, evite bater papo durante o treino, tenha concentração no exercício que está fazendo para não errar.

Colocou o halter no joelho? Concentração, presta atenção nos halteres descendo, não fecha o olho, presta atenção. Observa se eles estão em absoluta sincronia, mantém a postura da escápula e o encosto das suas costas sobre o banco, isso tanto no supino reto, como no supino inclinado, tanto no crucifixo reto, como no crucifixo inclinado, dois

exercícios pelo menos com halteres, garantirão que você consiga melhorar essa sua simetria, a simetria das costas não é comum, as pessoas geralmente tem os dorsais proporcionais. Se não tiver inclua o exercício serrote no seu treino, aquela remada unilateral com halter, vai deixar os seus dorsais simétricos.

Tríceps é a mesma coisa, faça unilateral, tem muitos exercícios que você pode realizar unilateral com tríceps. Já a perna, é um negócio complicado, por quê?

Quando você tem uma simetria de perna visível, é porque provavelmente você sofreu algum acidente, ou você tem algum tipo de problema em uma das pernas, porque como a perna, é um músculo grande, ou pelo menos deveria ser, se você treina, um, dois centímetros de diferença de perna, não vão ficar esteticamente visíveis, mas se você sente uma assimetria nas panturrilhas, que é muito comum, ótimo, unilateral nelas.

Sabe o que eu fazia na panturrilha? Eu fazia unilateral, e depois fazia simultâneo também, pra que elas um dia ficassem em pé de igualdade, como ficaram.

Se você tem alguma assimetria utilize essas técnicas que eu tenho certeza que vão te ajudar muito.