Compartilhe

Como não perder o shape nas festas de final de ano

Como não perder o shape nas festas de final de ano

Vamos falar sobre uma estratégia para você reduzir os impactos causados no Natal e não perder o shape. Qual é o seu prato preferido do Natal? Eu tenho certeza de que você adora o jantar de Natal, a famosa ceia. Claro, todos nós não vamos renunciar àquelas delícias que estão ali à mesa, é uma oportunidade única, sentar-se à mesa, confraternizar com a família, provar cada uma daquelas delícias e ver as crianças abrindo os presentes.

Será que todo o trabalho que você vem fazendo, a frequência com a dieta, o trabalho que você vem realizando para ir evoluindo, mudando o seu físico, perdendo peso, ou ganhando massa muscular, reduzindo centímetros de cintura, vai para o ralo no Natal?

PRESTA ATENÇÃO! Tenho que te avisar que a ceia de Natal e o almoço do dia 25 juntos, são capazes de destruir um mês de dieta. Porque o Natal começa às seis, sete horas da noite do dia 24 e vai até a uma hora da manhã, e a maioria das pessoas ficam o tempo todo comendo e bebendo. Quando você acorda no dia seguinte, continua comendo panetone, na hora do almoço arrebentando o resto do Natal, a tarde comendo a sobremesa, quando chega a noite você está rolando igual um barril praticamente.

Os 3 Vilões do Pós-Ceia

Impacto do Álcool

Primeiro, se você ingere bebida alcoólica, que é convertida numa substância chamada acetaldeído no teu corpo, intoxica seu fígado e desidrata.

Digestão Comprometida

Segundo ponto, você comeu muito e se deitou. O processo enzimático digestivo foi comprometido porque a posição horizontal não é a posição mais favorável para você realizar a digestão.

Excesso Calórico

Terceiro ponto, excesso de calorias. Muitos alimentos, muita energia acumulada e pouco uso.

Estratégia EXPLOSIVA para Minimizar os Danos

Jejum Estratégico

Entendendo essa estratégia, eu vou mostrar como você manipula isso e rebate todos os impactos da ceia. Digamos que você parou de comer 1:00 da manhã. Conte 14 horas de jejum, ou seja, até as 15:00 da tarde do próximo dia, você não come nada. Eu garanto para você que no seu corpo tem reserva de calorias e energias suficiente para que você se mantenha muito bem até esse horário.

Você vai permitir nessas horas que o seu corpo mantenha o processo enzimático digestivo. Imagina aquele caminhão de comida descendo e o seu corpo tendo que trabalhar freneticamente para digerir e distribuir isso no seu corpo.

Hidratação Intensa

Outro fator, água. Para rebater a bebida alcoólica, o excesso de sódio dos alimentos, beba bastante água no dia posterior à ceia. É como se você estivesse lavando o seu organismo de todos os excessos cometidos no dia anterior.

Cardio Matinal

Aproveite e faça um cardio pela manhã, mostre para o teu corpo que você vai começar a trabalhar o seu metabolismo. Quando você realiza um cardio pela manhã, é como se você já estivesse acelerando a máquina do seu corpo para que ela queimasse já parte dessas calorias.

Plano de Recuperação Pós-Natal

Quebra do Jejum

Para quebrar esse jejum, dê preferência para proteínas, bastante salada para forrar o estômago e escolha um carboidrato mais limpo. Manobras simples, mas que te ajudará reduzir entre 60% a 80% dos impactos gerados na ceia de Natal. Eu garanto para você que realizando essa manobra, no dia 26 a sua balança não vai extrapolar.

Lembrando que o inchaço após as festas de fim de ano é mais retenção de líquidos e ajustando alimentação e voltando com a práticas de exercícios já melhora 100%.

Estratégia para Múltiplas Comemorações

Juntamente com isso, a minha dica é, reduza os carboidratos durante três a quatro dias. Só que digamos que você seja o cara do período da noite, da ceia e do almoço.

O que você faz? Mantenha intervalos longos entre as refeições. Parou de comer à uma e meia da manhã? Ceia encerrada. Vai almoçar à uma e meia da tarde? Pois bem, não tome café da manhã, faça um cardio, acorde pela manhã já tomando bastante água.

Na hora do almoço como de forma equilibrada e faça dessa refeição a refeição livre do dia. A noite coma ovos ou um pedaço de chester, salada e pouco carboidrato.

Quando você come o dia inteiro tudo que tem vontade, acaba consumindo de três a quatro mil calorias. Imagina 2 dias nessa frequência? É por isso que impacta no seu shape.

Mentalidade Correta para as Festas

Tenha uma coisa em mente, você ficou o ano inteiro comendo besteira e agora não vai ser o chato da ceia de Natal dizendo que você está de dieta. Você não coloca o shape entre o Natal e o Ano Novo, mas sim entre o Ano Novo e o Natal. Ou seja, de janeiro até dezembro você constrói seu shape com treino, dieta e descanso adequado.