Você sabe por que é tão difícil manter hábitos saudáveis? Quando você pensa em emagrecer, por exemplo, começa motivado, empolgado, mas depois de alguns dias ou semanas desanima, abandona todos os planos e volta a ter a rotina anterior.
Se você é uma pessoa que compra um livro e não lê, se você faz a matrícula na academia e não frequenta, ou se você tem vários planos que ficaram só no papel e nunca colocou em prática, acompanhe esse conteúdo. Vamos agora entender sobre como manter hábitos saudáveis sem prazo de validade.
Não Espere Motivação
Primeiro, a motivação não é a chave para você ter constância. A maioria das pessoas espera ter motivação para fazer algo, é por isso que nunca saem do lugar. O ideal é que você não dependa de motivação, porque ela é instável; tem dia que você está muito motivado e outros totalmente desmotivado e nem quer levantar da cama.
Se você depender da motivação para ter hábitos saudáveis, eu preciso te dizer que você está fadado ao fracasso.
Repita comigo: você não precisa de motivação para escovar os dentes todos os dias, isso já é um hábito automático na sua rotina. Você até inconscientemente sabe que escovar o dente é importante para ele ficar limpo e evitar cárie, mas você não está pensando nisso, você faz porque é óbvio fazer. É assim que devemos tratar alguns hábitos saudáveis, não com motivação, mas com algo que é óbvio de ser feito.
Comprometimento
Você não tenta ser saudável, você é saudável. Tentar é assumir que você não vai conseguir, que tem grandes chances de não conseguir. É por isso que ao invés de dizer que vai tentar, você deve pôr em prática, então vai lá e faz.
Ter comprometimento é como se fosse uma regra; você vai lá e faz. É como o comprometimento que você tem com seu emprego. Você pode não gostar de trabalhar, mas você se comprometeu.
O tentar pode estar mostrando que talvez você não esteja 100% disposto. Mas ao mesmo tempo, é uma forma de você não se comprometer com você mesmo e com as pessoas. Dizer “eu vou tentar fazer” é diferente de afirmar “eu vou fazer”. Porque quando você diz que vai fazer, existe aquele compromisso de cumprir a sua palavra. Então diga para você mesmo: “eu vou comer saudável”, “eu vou me exercitar toda semana”.
Não Seja Tudo ou Nada
Quantas vezes você começou uma dieta ou treino e desistiu? A maioria das pessoas já fez isso várias vezes, de começar algo e desistir.
Isso acontece porque não existe um equilíbrio; a pessoa quer ser 8 ou 80. Exemplo: come tudo errado e do nada começa dieta restrita ou é sedentário e do nada quer correr uma maratona. Dessa forma, as chances de desistir são maiores, porque o desafio que você colocou é maior.
A melhor forma é começar algo de forma gradativa, seja ler um livro, seja fazer uma dieta ou correr. Comece com metas curtas e objetivas, que você sabe que estão dentro da sua realidade e que vai conseguir cumprir.
Vai começar uma dieta? Primeiro comece incluindo alimentos mais saudáveis para depois ir excluindo outros alimentos que não são tão saudáveis assim. Vai começar na academia? Coloque a meta de ir 3x por semana ao invés de ir todos os dias. E dessa forma você vai se adaptando. Você não precisa ser perfeito, só precisa ser consistente.
Defina Metas
- Quais são as suas metas daqui para frente?
- O que você espera de resultados?
- Qual é o seu propósito?
- Por que isso é tão importante para você?
Anote no bloco de notas do celular ou no caderno todas as suas metas de curto e longo prazo, isso vai te ajudar a saber qual caminho vai seguir e montar um plano de ação.
São pequenas evoluções diárias que vão te deixar mais próximo do seu resultado e conquistas.
Então, se você precisa beber água, qual é a sua meta bem específica dentro da sua realidade? Então, ter a garrafa ao lado todos os dias e beber tantos ml de água por dia. Comer uma fruta por dia, comer três vegetais no meu prato de almoço, treinar 20 minutos diariamente. Seja realista.
Celebre Suas Conquistas
Por menor que seja seu progresso, aprenda a valorizar isso. Ninguém constrói uma casa em 3 dias, mas sim dia após dia, tijolo por tijolo. Tem um processo, uma construção.
Se a meta é perder 10 kg, comemore se perder 2 ou 3, porque você está no caminho certo.
Tenha paciência e curta o processo, dessa forma os hábitos saudáveis começarão a fazer parte da sua vida sem você perceber de tão natural que será.