Hoje vou apresentar um dos carboidratos favoritos dos atletas estrangeiros. Eles não vivem sem esse alimento quando o assunto é construção de massa muscular, fortalecimento e reposição de glicogênio nos músculos. Trata-se de um carboidrato de baixo índice glicêmico, prático de preparar e muito saboroso.
Arroz basmati
O carboidrato preferido dos atletas gringos é o tipo de arroz, pouco consumido aqui no Brasil porque é muito caro, mas muito comum entre os atletas americanos, se chama arroz basmati, nós vamos fazer um comparativo do arroz basmati com o arroz integral e o arroz que você tem na sua mesa e vamos entender a diferença entre eles e porque os gringos gostam tanto desse arroz e quando o brasileiro vai lá e começa a utilizar esse arroz basmati, ele rapidamente vê a diferença no seu corpo e no seu comportamento hormonal.
Seja o atleta brasileiro ou gringo, o arroz é muito importante, eu vou explicar porque.
O arroz, ele tem muito carboidrato, ele tem baixa quantidade de gordura, ele tem uma quantidade de proteína baixa, então faz dele mais barato e o arroz, você já cria esse vínculo com arroz logo de nascença. Brasileiro é arroz, feijão, carne. Então o arroz faz parte já do nosso cardápio. É um alimento muito presente na nossa mesa e o arroz basmati é o arroz que os gringos mostraram para os atletas o quanto é importante.
Por que o arroz basmati é melhor do que os outros arroz?
Três fatores:
1° fator – índice glicêmico.
O arroz basmati tem um índice glicêmico mais baixo, ou seja, picos de insulina mais baixo, melhora da saciedade e evita o desregulamento da sua insulina.
Isso é muito importante para o atleta ter um alimento que seja capaz de produzir glicogênio na intensidade que o arroz tem. O que é glicogênio? Quando você come um carboidrato, o seu corpo não sabe o que é carboidrato, ele sabe o que é a glicose, ele vai metabolizando esse carboidrato e transformando ele em glicose, na nossa corrente sanguínea vai alimentar tecidos anaeróbicos, tecidos que dependem de glicose para sobreviver e no nosso tecido hepático ele se transforma numa substância chamada glicogênio, estocada no músculo, tão importante para deixar o músculo preenchido, redondo, vascularizado.
O índice glicêmico de um alimento é a velocidade com que ele se transforma em glicose e como o atleta come o dia inteiro, ele quer um índice glicêmico um pouco mais baixo para que essa formação de glicogênio aconteça sem muitos picos de insulina e o arroz basmati é excelente para isso, 56 de índice glicêmico contra 66 do arroz integral, contra 72 do arroz branco, é uma diferença muito grande.
2° fator – proteína
A quantidade de proteína ainda é baixa, mas ele é maior do que a do arroz branco e do arroz integral e essa quantidade de proteína que parece ser baixa, você não pode esquecer que um atleta ele faz 3, 4 refeições de 200, 300, 400 gramas de arroz, multiplica essa diferença de proteína vezes 1 quilo de arroz que um atleta às vezes profissional consome ao dia, então ele já tem uma carga a mais de proteína e a proteína do arroz tem um bom valor biológico, ou seja, tem boas quantidades de aminoácidos essenciais e alimenta o músculo do atleta.
3° fator- facilidade
O arroz basmati é muito fácil de ser feito, ele não empapa, ele é um grão mais fino e quando você cozinha ele fica um pouco mais comprido, então ele é muito mais fácil pra você pesar, muito mais fácil pra você colocar nas marmitas, muito mais fácil pra comer, porque ele tem uma digestão mais leve então você consegue comer uma quantidade maior, fazer carb up.
Existem relatos de atletas profissionais que fizeram carb up de arroz basmati e antigamente faziam com outro arroz e relatam se sentirem muito melhor no processo gastrointestinal quando consumiam o arroz basmati, e por que eu falo do carb up?
Porque é o momento que o atleta mais ingere carboidratos, ou seja, é o momento que fica mais sensível o processo digestivo dele, o arroz basmati é o arroz dos gringos, só que aqui no Brasil ele tem um efeito colateral, infelizmente é caro.