Muito se sabe sobre gordura corporal voltado a estética, afinal a maioria das pessoas querem emagrecer e ter um corpo definido. Mas sabia que o excesso de gordura corporal traz muitos outros prejuízos a saúde? Controlar a sua gordura corporal faz com que você fique mais saudável e viva mais, então vamos falar sobre ganho de peso, gordura corporal que é chamada de tecido adiposo.
Processo de Acúmulo de Gordura
Quanto mais você come acima da sua necessidade, o consumo calórico exagerado e você não gasta essa energia, suas células vão absorvendo essa gordura e elas vão aumentando de tamanho, chamamos de hipertrofia do adipócito. Então, de fato essa célula aumenta de tamanho e ela produz um processo inflamatório.
Desenvolvimento Gradual
Aquela gordura localizada que te incomoda não surgiu de uma hora para outra, mas sim ao longo de meses ou anos de sedentarismo e má alimentação. Você às vezes não percebeu o quanto engordou nos últimos anos, mas quando coloca uma roupa que não entra, ou que não fecha mais, acaba ficando incomodado.
Funcionamento do Tecido Adiposo
Um tecido adiposo é formado de células e a unidade do tecido chama adipócito. Esse adipócito vai aumentando de tamanho ao longo da sua vida, dependendo do que você come, dos seus hábitos, se você treina, se você não treina. Esse tecido tem um efeito pró-inflamatório, isso significa que ele produz substâncias que atrapalham o funcionamento de outros tecidos, porque existe uma comunicação do sistema imunológico ali dentro.
Processo Inflamatório
A célula do sistema imune infiltra ali e produz mais ainda chamadas adipocinas, que são citocinas pró-inflamatórias do tecido adiposo e isso na ciência é muito bem estudado.
Obesidade e Inflamação
Sabemos que a obesidade é uma doença multifatorial, mas quando você pensa no foco do tecido, realmente ele tem uma grande participação na inflamação. Então esse crescimento do tecido vai acontecendo ao longo do tempo quando você deixa de gastar calorias e consome muito mais calorias. Naturalmente esse depósito vai absorvendo esse excesso calórico na forma de gordura, chamado ácidos graxos livres na corrente sanguínea.
Relação com Diabetes
Diabetes Tipo 2
Entenda que você tem que controlar o consumo de calorias, tentar fazer uma dieta mais saudável, para que você não tenha problemas no metabolismo a partir da quantidade de gordura que você tem. O diabetes tipo 2, aquele que tem uma resistência à insulina, que a insulina e a glicose é muito alta no sangue é causado pelo tecido adiposo.
Funcionamento da Insulina
O hormônio insulina bate no receptor proteico da célula, ela tem um efeito intracelular e aí a glicose entra. Então, qual é o problema do indivíduo que tem gordura corporal? A insulina não funciona direito.
Tipos de Gordura e Riscos
Sabe aquela pessoa que tem aquela barrigona dura, essa gordura dura não é a subcutânea que fica abaixo da pele. Essa gordura é a visceral, ou seja, ela está entre os órgãos vitais, que traz riscos de doenças cardiovasculares.
Esteatose Hepática
Tenha atenção também com fontes de gordura saturada, hidrogenada, gordura trans, alimentação rica em açúcar porque pode causar esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado.
Projeções e Impactos
Até 2030, 30% dos brasileiros vão portar obesidade, já é uma estatística infelizmente já esperada, por isso pregamos sobre uma alimentação mais saudável e a prática de exercícios físicos regulares.
Impacto no Sistema Nervoso
A obesidade também inflama o sistema nervoso central, a pessoa perde aquela noção do que é um alimento mais saudável e do que é um alimento mais palatável ou ultraprocessado.
Soluções e Recomendações
Alimentação Consciente
Avalie melhor sua alimentação, porque às vezes você acha que não come tão mal, mas passa o dia beliscando doce, café com açúcar, biscoitos etc. Quando contabiliza essas beliscadas são muito mais calóricas que 3 pratos de arroz e feijão.
Exercício e Déficit Calórico
Você só queima gordura com exercício físico e com uma alimentação com déficit calórico. Somente restrição calórica não vai funcionar porque chega um momento que você entra no efeito platô, você estaciona. Então, a ideia é controlar as calorias, fazer musculação, fazer cardio, e com o tempo os resultados vão aparecendo.