Ter um abdômen definido é o sonho de muitas pessoas, mas existem muitos mitos espalhados por aí, propagandas de produtos que prometem milagres, suplementos, alimentos e até tratamentos estéticos que prometem secar. Então vamos descobrir o que é verdade de fato.
Primeiro Mito: Pequenas refeições são o caminho
Vocês precisam entender que qualquer processo de perda de gordura envolve déficit calórico e ponto final. Você precisa gastar mais calorias do que ingere e para isso não necessariamente envolve quantidade de alimento. É super possível fazer uma dieta de emagrecimento com maior volume de comida, basta escolher os alimentos certos.
Por exemplo, se você pega um pedaço de brigadeiro, vai ter mais calorias do que uma maçã. Só que o volume do brigadeiro é menor que o volume da maçã. Então desapegue dessa ideia de comer pouco para emagrecer; você precisa comer certo.
Segundo Mito: Para perder gordura abdominal, tem que fazer exercícios abdominais
Olha só, se você faz abdominal, você está direcionando o treinamento para aquele músculo, certo? Mesmo que seu músculo cresça, ele não vai aparecer porque por cima dele tem uma capa de gordura. E como perder essa gordura? Através do déficit calórico e exercícios físicos. Lembre-se que exercícios de musculação fortalecem e hipertrofiam os músculos.
Agachamento vai definir mais sua barriga do que o abdominal. O agachamento envolve mais movimentos do complexo articular; mais músculos envolvidos significam um maior gasto calórico. Então esse gasto de calorias colabora sim para a perda de gordura desde que a alimentação esteja adequada. Além disso, o agachamento fortalece os músculos do core, que são os músculos que sustentam seu tronco (abdômen, quadril, lombar).
Terceiro Mito: Beber cerveja causa uma barriga de cerveja
A cerveja é uma bebida que tem bastante calorias; o que vai fazer engordar é o excesso e a frequência com que você bebe na semana, assim como comer os alimentos. O ideal é evitar beber durante a semana e deixar apenas para o final de semana em dia de refeição livre, assim você não perde o esforço que fez de segunda a sexta. Mas claro, tudo sem exageros.
Quarto Mito: Alimentos sem glúten ajudam a diminuir gordura abdominal
O glúten não é inflamatório, assim como a lactose não é inflamatória. A questão que você deve ter em mente é que existem pessoas que têm doenças relacionadas ao glúten. Existe a doença celíaca e também pessoas sensíveis ao glúten, mas se você é saudável, não existe nenhum problema em consumir. As pessoas têm essa ilusão de que emagrecem cortando o glúten, mas a realidade é que elas emagrecem por reduzir o consumo de carboidratos como pães, bolos e biscoitos.
Quinto Mito: Suco detox é ótimo para a perda de peso
O detox que a gente tem no corpo é feito pelo fígado e rim, tá bom? Eles já estão lá trabalhando para eliminar as toxinas. Se você quer ofertar ao seu corpo sucos e vitaminas que vão ter uma boa proporção de fibras alimentares e vitaminas tudo bem, mas isso não é esse suco que vai fazer você perder gorduras.
Sexto Mito: Frutas podem diminuir a gordura abdominal
Novamente, a questão não são as frutas; a questão é que essas frutas estão substituindo um alimento mais calórico, por exemplo, doces e chocolates. Então automaticamente você reduz as calorias do dia. É muito benéfico consumir frutas porque além de ingerir vitaminas e minerais, ainda tem fibras que dão maior saciedade.
Sétimo Mito: Cafeína ajuda na perda de peso
Isso aqui tem uma base de verdade, mas não é simplesmente você chegar, tomar o seu cafezinho e esperar que aquilo derreta sua gordura. Para que você tenha uma queima de gordura, precisa fazer basicamente três fases: ofertar a molécula de gordura, quebrar a molécula de gordura e fazer a combustão dessa molécula de gordura.
A cafeína vai facilitar esse processo de transporte; então a molécula vai ficar mais fácil de ser usada como fonte de energia. E aí você vem e faz o quê? Exercício físico. Outro benefício da cafeína é reduzir a fadiga e aumentar a disposição; isso te ajuda nos treinos intensos.
Oitavo Ponto: Cardio é a melhor forma de queimar gordura
As pessoas se enganam achando que devem priorizar só os exercícios de cardio para emagrecer. Como aumentamos a taxa de metabolismo? Com mais massa muscular porque é a massa muscular que faz nosso organismo gastar mais calorias mesmo em repouso. Lembre-se: a prioridade deve ser a musculação, e o cardio vem para complementar.
Nono Mito: Se eu quero eliminar gordura, devo eliminar alimentos gordurosos da minha dieta?
Também não! As gorduras que devemos evitar são frituras, gorduras saturadas e trans; devemos incluir gorduras boas como azeite, oleaginosas, abacate e pasta de amendoim. Só que as gorduras podem fazer parte da sua dieta em até 30% das calorias totais.
Décimo Mito: Toda gordura é igual
Isso não é verdade! Temos dois pontos básicos para armazenar gordura: no tecido subcutâneo e na gordura visceral. A visceral fica entre os nossos órgãos vitais e tem relação com tipos de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. E sim, não é mito; é preciso perder a gordura visceral e dar a devida atenção a esse processo de melhoria da composição corporal.