Compartilhe

3 Motivos de treinar musculação no emagrecimento

3 Motivos de treinar musculação no emagrecimento

Por muito tempo acreditou-se que a treinar musculação no emagrecimento era prejudicial, que a prioridade devia ser só o aeróbico, que a musculação atrapalhava.

Vamos entender primeiro que a musculação também gera um gasto de energia, assim como o aeróbico. A diferença é que somente a musculação constrói massa muscular, que por consequência acelera seu metabolismo e acelera a perda de gordura.

Algumas pessoas treinam musculação com o objetivo de ficar grande, musculoso, sejam homens ou mulheres. As mulheres querem pernas e glúteos maiores e definidos, e os homens querem braços, peito e costas maiores e definidos.
Para que a musculação seja eficiente para hipertrofia, é fundamental ter uma alimentação ajustada para esse objetivo. Não adianta dar 100% na academia e não se alimentar de forma correta.

Agora eu vou te dar os três motivos para você treinar musculação no seu processo de emagrecimento.

1. O efeito EPOC

EPOC significa “Excesso de consumo de oxigênio pós exercício. Esse efeito ocorre quando você termina um exercício intenso, então seu corpo aumenta o consumo de oxigênio acima dos níveis de repouso para reestabelecer o equilíbrio metabólico, como batimentos cardíacos e temperatura corporal.

O EPOC pode durar de 15 minutos até algumas horas, a depender da intensidade do treino.

  • Quando fazemos um treino de musculação ou aeróbico, ambos gastam energia, mas na musculação temos picos de batimento cardíaco, maior consumo de energia, só que com intervalos. Já no aeróbico, temos um consumo constante e linear.

No momento do exercício aeróbico, temos um maior consumo de energia, principalmente de gordura, mas na musculação prolongamos esse gasto energético. Então, esse é o primeiro motivo para você treinar musculação junto com o seu processo de emagrecimento.

2. Músculo gasta mais energia do que gordura

Quanto mais massa muscular você tem, mais acelerado é o seu metabolismo. No processo de emagrecimento, isso faz toda a diferença, porque com um metabolismo mais acelerado, sua perda de gordura é potencializada. Para isso, é essencial treinar com pesos.

  • Quando você emagrece só com aeróbico, acaba perdendo muita massa muscular junto e ficando com um aspecto flácido, e o metabolismo tende a desacelerar.

É normal o peso na balança ficar igual quando você perde gordura e massa muscular. Por isso, o ideal é acompanhar sua evolução por medidas.

  • Se você tiver ganhando medidas de pernas e braços com o treino da musculação, e perdendo medida na cintura, pode ter certeza que sua dieta está adequada.
  • Por outro lado, se aumentar muito o volume de gordura corporal ou manter igual, reveja sua dieta, pois não está com déficit calórico.

3. A musculação é o melhor remédio para sarcopenia e osteopenia

Com o envelhecimento, é normal perder massa óssea e massa muscular, e a melhor forma de evitar isso é com musculação.

  • Exercícios resistidos, com pesos, fortalecem a musculatura, que protege nossos ossos, evitando diversos tipos de lesões recorrentes na velhice.
  • Além disso, favorece uma vida mais ativa e independente.

Esses são os três principais motivos para você incluir musculação na sua rotina, no seu estilo de vida. O importante é manter uma frequência, nem que seja 3 vezes por semana.

Se você não tem condições de ir até a academia, existe a possibilidade de treinar em casa com elásticos ou pesos improvisados.