Você também precisa de um docinho todos os dias quando está ansioso ou estressado? Sabe aquela vontade frequente por doces que parece que é mais forte que você? Eu sei o quanto isso tem sabotado a sua saúde, o seu corpo, os seus resultados, mas mais do que isso, o quanto te frustra porque você sente que não tem o controle da situação.
Eu criei esse conteúdo para te ajudar a se livrar desse vício por doces e ter autocontrole para saber o momento certo de incluir alimentos ricos em açúcar na sua alimentação. Porque eu sei que você luta para emagrecer e não tem um resultado, justamente porque esses pequenos deslizes atrapalham seu processo.
A Importância da Alimentação
A primeira dica que vou te dar é sobre comer carboidrato e proteína suficiente no seu dia. Quando você passa o dia com fome, as chances de sentir vontade de comer doce são muito maiores. Por isso, uma alimentação com maior quantidade de proteínas e bons carboidratos te ajudam na saciedade, mas para isso você precisa fracionar suas refeições ao longo do dia.
Carboidrato é um macronutriente, assim como a proteína e a gordura, que é essencial ao seu corpo. O carboidrato é a nossa principal fonte energética e quando você não come de forma suficiente, o seu corpo envia sinais de fome e você acaba comendo o que tem de mais fácil acesso no seu armário, na sua geladeira.
O açúcar é um carboidrato rapidamente absorvido pelo seu corpo, é uma energia rápida, por isso que junto com essa fome vem a vontade de comer alimentos ricos em açúcar.
A proteína entra na questão da saciedade porque carnes, frango, ovos, são alimentos que o nosso organismo leva horas para fazer a digestão. O seu estômago fica cheio por mais tempo, ou seja, retarda o esvaziamento gástrico e por isso você sente maior saciedade.
Quando você come uma fruta sozinha, um pão ou macarrão, o seu corpo faz a digestão muito mais rápido e por isso a fome vem mais rápido. Quando você come proteína com carboidrato, a digestão se torna mais lenta e evita picos de insulina.
Adapte Seu Paladar
Para adaptar seu paladar a alimentos com sabores mais naturais, menos açucarados e se acostumar ao azedo e amargo, você precisa consumir mais alimentos azedos e amargos. Isso ajuda a acabar um pouco com essa necessidade de comer muito doce, de ter doce o tempo inteiro.
Então, ao mesmo tempo em que você tem que se dar opções doces saudáveis, você precisa também consumir um café sem açúcar, colocar um pouco de limão na água, temperar com limão a comida, comer diferentes vegetais, alguns são um pouquinho mais azedinhos, outros um pouquinho mais amargos.
Mantenha a Despensa Saudável
O que faz toda diferença para reduzir o consumo de doces é não ter em casa. Se você tem um chocolate, um biscoito no armário, as chances de você comer são muito maiores, pois o seu cérebro começa a te sabotar com “ah, mas você merece”, “Ah, mas seu dia foi estressante” e por aí vai.
Tenha acesso a frutas, cereais, iogurte natural, pois se bater aquela vontade de comer algo diferente, você pode usar essas opções ou até mesmo elaborar uma receita saudável como bolo de caneca, panqueca de banana, salada de frutas, etc.
Conforme você vai reduzindo a frequência com que você come doces ou reduzindo o potencial de doçura das receitas que você prepara, às vezes o açúcar que você coloca no café, você vai reduzindo a quantidade adoçante ou de açúcar, o seu paladar vai se readaptando novamente.
Evite Redes Sociais Tentadoras
Na internet, evite seguir redes sociais de restaurantes, confeitarias, pizzarias, porque ver alimentos que você gosta o tempo todo também facilita na hora de se sabotar.
No trabalho, leve sempre as suas marmitas, isso evita de comer em restaurantes onde há várias opções, inclusive de sobremesas. Ou então sempre tem um colega de trabalho que chama para tomar um sorvete pós-almoço e você acaba não resistindo à tentação.
É claro que você não está proibido de tomar sorvete ou comer um chocolate, mas você precisa aprender a controlar sua mente e deixar essas opções para momentos específicos, como um evento ou o final de semana.
A Força de Vontade
Você acredita que força de vontade é aquela coisa que vem de dentro, que você fala assim “eu sou forte, pode ficar aqui o doce na minha frente que eu não vou comer”.
Força de vontade não é isso. As pessoas mais disciplinadas não são aquelas que têm o alimento por perto e conseguem resistir, mas são aquelas que se dão menos oportunidades de passar por situações tentadoras. Pessoas que sabem os ambientes que devem frequentar e sabem o que comprar para dentro de casa.
Não fique no piloto automático. Todas as vezes que você tiver uma vontade de comer um doce, em vez de você agir no impulso, você vai ter que pegar o celular para pedir pelo iFood ou então ir na rua comprar. Pare e pense um pouco se esse é o melhor momento, se você realmente está com vontade de comer doce ou se é apenas fome ou sede. Muitas vezes, fazendo uma refeição, essa vontade passa.
Se você pensou e resolveu comer o doce mesmo assim, coma, não é errado. Mas no dia seguinte, volte à sua rotina normal de treino e dieta.
Com o passar do tempo, vai ficando mais fácil você controlar. Conforme o tempo passa, menos vontade você vai ter. Comece com pequenas mudanças e a cada degrau você estará evoluindo.
Então, Evite descontar suas frustrações na comida
Evite descontar suas frustrações na comida, porque no primeiro momento vem aquela sensação de bem-estar devido à liberação de hormônios como dopamina, mas depois esse hormônio cai e vem aquele sentimento de culpa.
O segredo é ter uma vida com equilíbrio. Se você errou hoje, amanhã é uma nova oportunidade para recomeçar.