A cafeína é um estimulante natural e componente principal de bebidas como café, chá verde, refrigerantes, energéticos e suplementos como termogênico e pré-treinos. Tem efeitos positivos no estado de alerta, concentração, disposição e diminuição do sono e cansaço.
A adenosina é um neurotransmissor que age no controle da frequência cardíaca, da pressão sanguínea, e da temperatura corporal e induz sensação de sono e fadiga, então a função da cafeína é inibir a ação da adenosina, é por isso que ficamos em alerta.
A dose diária recomendada de cafeína é de até 400mg por dia, ou 5 xicaras de café.
Uma dose de pré-treino costuma ter entre 100 e 200mg de cafeína por dose, e se você nunca usou eu recomendo começar com metade da dose, porque muitas pessoas funcionam muito bem com uma dose baixa e podem sentir mal-estar por começar com uma dose mais alta.
A absorção da cafeína pelo organismo é rápida, de 20 a 30 minutos quando começa a fazer efeito, e dura por até 6 horas no seu organismo, por isso não se deve usar próximo ao horário de dormir.
Continua comigo para aprender a usar a cafeína de forma correta.
Não sinto o efeito da cafeína
Pessoas que tomam café a noite e mesmo assim conseguem dormir, são pessoas que tem tolerância a cafeína, isso acontece porque a cafeína quando chega a corrente sanguínea e circula pelo nosso corpo ela se une a vários receptores presentes no cérebro, e um desses receptores como mencionei acima, é a adenosina que induz o sono e relaxamento.
Entretanto os receptores de cada pessoa são levemente diferentes e por isso a cafeína pode não se ligar muito bem a eles, isso explica por que algumas pessoas não sentem o efeito da cafeína, mesmo em doses mais altas.
Quem não consome cafeína regularmente tem uma resposta mais forte comparado a pessoas que consomem diariamente e em excesso. Se você já não sente mais o efeito da cafeína, o ideal é diminuir a dose e ficar alguns dias sem cafeína nenhuma.
Cafeína e força
Quando você toma um pré-treino, café ou energético você se sente mais forte porque a cafeína retarda a fadiga então você tem mais disposição por mais tempo e com mais disposição você rende melhor no treino, seja musculação ou qualquer outro esporte.
A cafeína também tem um efeito analgésico que altera a percepção de dor, por isso também é encontrada na fórmula de alguns medicamentos para dor e ajuda durante os treinos.
Cafeína e perda de gordura
O suplemento termogênico é usado principalmente por pessoas que estão em busca de emagrecimento, isso porque ele da uma energia maior para que você tenha máximo desempenho no treino e como consequência você gasta mais calorias e perde mais gordura, mas isso é devido ao seu esforço no treino e não a cafeína que agiu diretamente nas células de gordura.
Restrição
Pessoas que sofrem com ansiedade, problemas cardíacos, hipertensão e gastrite devem consultar um médico antes de usar qualquer tipo de cafeína.
Pessoas que consomem altas doses de cafeína podem sofrer com dor de cabeça, palpitações, aumento da pressão e mal estar.
Se você gosta de tomar uma xicara de café para começar o dia, um pré-treino antes de ir para academia continue aproveitando todos os benefícios da cafeína e mantenha um consumo moderado para não perder a sensibilidade a esse poderoso estimulante natural.
As bebidas a base de cafeína são ótimas opções para melhorar o desempenho no treino de musculação e outros esportes.