Efeitos Colaterais de Esteroides: Dose e Tempo São Tudo
O que você precisa entender é o seguinte: os efeitos colaterais dos esteroides são dose e tempo dependentes. Ou seja, quanto maior a dose, maior o colateral. Quanto mais tempo usando, maior a chance de ter problemas.
Muita gente acha que só porque tá usando “de boa”, sem exagerar, não vai ter problema. Mas, isso é questão de probabilidade. Quando a gente fala de infarto, por exemplo, não é questão de “se vai acontecer”, é questão de quando vai acontecer. Se você começa a usar muito cedo, você está basicamente antecipando o seu infarto.
Então, meu conselho é use primeiro tudo que seu corpo tem naturalmente para oferecer. Treina pesado, extrai o máximo da sua testosterona natural, ganha massa muscular com o tempo, constrói uma base sólida. Depois, se você decidir usar, que seja em um momento que faça sentido.
Agora, se você já usa ou pretende usar, tem algumas coisas que podem ajudar a reduzir os danos. Obviamente, nada elimina 100% os riscos, mas dá pra minimizar. Essas cinco dicas fazem total diferença:
Dicas para Minimizar os Danos de Esteroides
1. Hidrate-se Bem
Beba bastante água. A hidratação é essencial para manter um sangue com baixa viscosidade. Sabe aquela história de sangue grosso? Isso aumenta o risco de trombose, AVC, infarto. Se você tá tomando algo que aumenta a produção de glóbulos vermelhos (como testosterona e derivados), você precisa contrabalançar isso com uma boa hidratação. Então, beba água o tempo todo.
2. Coma Vegetais e Frutas
Se você quer longevidade, sua dieta não pode ser só arroz, frango e batata doce. Você precisa de antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras. Então, inclua vegetais, frutas, saladas e verduras na sua alimentação. Isso ajuda a combater os danos oxidativos causados pelo uso de esteroides e melhora a saúde cardiovascular. Não adianta querer ser um monstro por fora e estar podre por dentro.
3. Suplemente Antioxidantes
Aqui entra um reforço: além de uma alimentação rica em micronutrientes, suplementos antioxidantes podem ser uma boa estratégia. Alguns exemplos:
✅ Resveratrol – ajuda na saúde cardiovascular
✅ Vitamina D3 – essencial para imunidade e equilíbrio hormonal
✅ Ômega 3 – reduz inflamação e melhora os níveis de colesterol
Esses suplementos não vão fazer milagre, mas ajudam a reduzir o impacto do uso prolongado de hormônios.
4. Faça Exercício Cardiovascular
Muita gente só quer levantar peso e esquece do cardio. Mas, se você quer ter longevidade no esporte, precisa equilibrar musculação com exercício cardiovascular. O coração também é um músculo e precisa ser treinado. Se você só faz ferro, a tendência é que seu coração fique mais rígido e tenha menos eficiência na contração. Isso aumenta o risco de hipertensão, arritmias e até infarto. Então, inclua pelo menos 3 a 4 sessões de cardio por semana. Pode ser caminhada, corrida, bicicleta, qualquer coisa. Se você quer ficar grande e viver muito, tem que fazer os dois.
5. Meça sua Pressão Arterial Regularmente
Essa é uma das coisas mais simples e eficazes que você pode fazer. A pressão arterial é um dos melhores indicativos de que algo pode estar errado no seu sistema cardiovascular. E o melhor? É de graça! Vai na farmácia, pede para medir e acompanha sua pressão arterial regularmente. Se sua pressão começar a subir e você ignorar isso, você está brincando com a própria vida. Se estiver com hipertensão, tome providências imediatamente.
Use com Inteligência!
O que eu quero deixar claro aqui é o seguinte: Não é sobre demonizar os esteroides, é sobre entender os riscos e saber como minimizar os danos. Porque o maior problema não é o que você faz hoje, é o que acontece com você daqui a 5, 10, 15 anos. Se você for inteligente e tomar os cuidados certos, pode minimizar os impactos e prolongar sua vida.
A escolha é sua. Quer só ficar grande rápido e não se importa com o futuro? Vai em frente, mas saiba das consequências. Agora, se você quer longevidade no esporte e saúde para o resto da vida, siga essas dicas e se cuide.