Se você é aquela pessoa que quando termina de almoçar precisa comer um chocolate, ou a noite sempre tem a necessidade de comer um doce, saiba que isso é muito comum, principalmente para pessoas que vivem em ambientes estressantes, trabalho cansativo ou tem problemas com ansiedade, pois elas acabam descontando seus sentimentos nos doces.
Na maioria dos casos esse é o maior desafio para pessoas que estão em busca de emagrecimento, pois quando começam uma alimentação saudável já cortam todo tipo de açúcar e não conseguem sustentar por muito tempo essa restrição severa.
O açúcar é o componente principal de doces e chocolates, e ele te traz uma sensação de prazer devido a liberação de hormônios serotonina e dopamina, que são os hormônios do bem-estar. Mas em excesso que é comer todos os dias em grande quantidade também faz mal a saúde porque causa ganho de peso podendo levar a obesidade, aumenta o risco de diabetes e aumenta os níveis de triglicérideos no sangue trazendo riscos de doenças cardiovasculares.
Não tenha em casa
A primeira dica é não ter esse tipo de alimentos em casa, nem açúcar refinado, biscoito recheado, chocolate e qualquer outro tipo de doce, porque se tiver no seu armário ou geladeira, você vai comer. Pelo menos até você chegar na fase de ter autocontrole para comer só a quantidade que não vai te prejudicar no emagrecimento.
Não é para zerar o doce de uma hora para outra, você pode começar reduzindo a quantidade que você come por dia, depois vai comendo menos vezes na semana, mas para isso não tenha em casa porque é mais fácil de controlar seu consumo.
Inclua alimentos azedos
Uma das formas mais gostosas e mais práticas de você reduzir o consumo de doces é substituir por alimentos com um sabor mais azedo, como por exemplo, frutas cítricas como abacaxi, maracujá ou laranja.
O sabor mais azedo seja de frutas ou um suco de limão (com adoçante) ajuda as papilas degustativas a neutralizar o seu paladar e reduzir a vontade por doces.
Não troque doce por gordura
É um erro comum as pessoas trocarem os doces ou chocolates por oleaginosas como amendoim ou castanhas, porque as gorduras boas mesmo sando saudáveis tem mais calorias que os carboidratos.
1 grama de carboidrato tem 4 calorias, e 1 grama de gordura tem 9 calorias, se você substitui o doce pelas oleaginosas e essa gordura não está calculada na sua dieta, provavelmente você vai consumir muito mais gordura e calorias do que deve e não vai emagrecer.
Prefira substituir por frutas pois são ricas em fibras e trazem maior sensação de saciedade.
Cuidado com os adoçantes
É muito comum pessoas que são apaixonadas pelo doce fazerem algumas substituições de alimentos ou fazer receitas fitness e abusar do adoçante.
O alto consumo de adoçante vai condicionando cada vez mais o seu cérebro no sabor doce, e ao contrário do que você imagina, quando você mantém a sua palatividade muito doce, o seu corpo pede mais doce. Então use adoçante com moderação porque além de confundir o seu cérebro ele ainda pode alterar sua microbiota intestinal.
Se você toma café com açúcar, primeiro reduza a quantidade de açúcar e vá adaptando o seu paladar ao café puro, ou não abuse do adoçante.
Ansiedade e estresse
Ansiedade e estresse são dois fatores que fazem com que você fique desesperado por doce e acabe descontando seus problemas emocionais comendo uma maior quantidade de alimentos ricos em açúcar.
Existe um suplemento chamado 5-HTP, que é o triptofano. O triptofano, ele é um precursor de um hormônio chamado serotonina que é o hormônio que traz a sensação de prazer e bem-estar que falamos no início do conteúdo. Então o 5-HTP ajuda a combater o estresse e ansiedade e como consequência reduz a vontade de doces.
Se você tiver baixa de triptofano o seu corpo reduz a produção de serotonina, por isso esse suplemento natural ajuda muito pessoas que estão na fase de emagrecimento.
Sugestão
Vou te dar uma dica de sobremesa porque a maioria das pessoas sentem vontade de comer doce após o almoço ou pela noite.
No almoço tem a sugestão do suco de limão e as frutas cítricas e a noite você pode usar essa sugestão:
- 200g de iogurte desnatado, 1 dose de whey, uvas ou morango e 2 colheres de aveia.
- Se você quiser consumir menos carboidrato pode usar sementes de chia.
- Misture tudo e ficará uma refeição completa com cara de sobremesa.
Para ter uma alimentação equilibrada e ainda conquistar o shape dos sonhos é preciso ter organização com a sua alimentação e treino, e disciplina para colocar tudo isso em prática.
Não é errado comer um doce que você gosta, mas saiba o momento certo para consumir sem exageros.