Compartilhe

Cortar o glúten e a lactose emagrece?

Cortar o glúten e a lactose emagrece?

Quando falamos em alimentação saudável, o glúten e a lactose costumam ser vistos como grandes vilões, principalmente por quem busca emagrecer ou melhorar a saúde intestinal. Mas será que cortar o glúten e a lactose da dieta é realmente a chave para alcançar esses objetivos? Muitas pessoas acreditam que ao remover esses componentes, conseguirão desinchar, perder peso e regular o intestino, mas a verdade pode ser bem diferente.

Entender a real função do glúten e da lactose no nosso organismo é fundamental para fazer escolhas alimentares conscientes e saudáveis. Nesse conteúdo, você vai descobrir se essas exclusões são realmente necessárias e quais os impactos que elas podem ter na sua saúde. Vamos explorar como o glúten e a lactose afetam o corpo e esclarecer se é preciso mesmo eliminá-los para obter uma alimentação mais equilibrada.

Afinal, será que o glúten e a lactose merecem sua fama de vilões? Continue lendo para descobrir a verdade e desmistificar esses componentes que têm sido tão debatidos no mundo da nutrição.

Glúten

Glúten é uma proteína presente no trigo, cevada e centeio. O trigo que é o ingrediente principal de massas, pães e bolos, é o responsável por dar elasticidade as massas.

Se você não tem intolerância ao glúten, se você não tem a doença celíaca, que é a doença responsável pela intolerância do glúten não vai te fazer nenhum mal consumir esses alimentos.

Pessoas celíacas quando consomem glúten tem os sintomas de:

  • Diarreia
  • Inchaço abdominal
  • Flatulência
  • Náuseas e vômitos

As pessoas emagrecem quando retiram o glúten da sua dieta, não porque o glúten faz mal, mas porque grande parte dos carboidratos, principalmente esses carboidratos simples, que estão presentes em biscoito, bolacha, pão, são ricos em glúten. Então a pessoa emagrece não porque ela cortou o glúten, ela emagrece porque ela cortou os alimentos que são riquíssimos em carboidratos, e automaticamente consomem menos calorias do que de costume.

Lactose

A lactose é o açúcar do leite constituída por duas moléculas, glicose e galactose que são ligadas.

Alimentos como leite, iogurtes e queijos tem lactose e quando você consome algum desses alimentos a lactose vai direto para o seu intestino delgado, lá é quebrada com uma enzima que o nosso corpo produz chamada lactase e assim ocorre a digestão desse alimento.

Se você é um indivíduo saudável, você possui a enzima lactase, mas se você é intolerante a lactose o seu corpo não produz mais ou então produz pouco e isso faz com que seu organismo não consiga absorver essa lactose e por isso ocorre a fermentação causando gases e desconfortos.

Algumas pessoas podem sentir desconfortos quando consomem lactose em excesso e outras podem ficar intolerantes apenas por cortar a lactose da alimentação porque seu organismo para de produzir a enzima lactase.

Cortar ou não o glúten e a lactose da alimentação?

Não, se você não fez exames que comprovem ter intolerância ou alergia, não precisa cortar glúten ou lactose da sua alimentação. Para ter esse diagnostico procure um médico e faça os exames necessários antes de cortar por conta própria.

A melhor opção para emagrecer não é cortar esses alimentos, mas sim incluir mais frutas, vegetais que são fontes de fibras e nutrientes, que dentro de uma dieta com déficit calórico vai colaborar com a sua perda de peso. Além disso não se esqueça de praticar exercícios físicos para aumentar o gasto calórico e ganhar massa muscular.

Uma alimentação equilibrada é o segredo para ter saúde, longevidade e também o shape que você gostaria, então sempre que possível varie os alimentos para ter maior disponibilidade de nutrientes e ter mais energia.