Se você tem curiosidade em saber como é a dieta de off season de Chris Bumstead, vou te mostrar a estratégia do até então melhor Classic do mundo. Conhecido como Cbum, ele é um atleta canadense, que nasceu no dia 2 de fevereiro de 1994. Tornou-se profissional nos Estados Unidos e hoje é 5x campeão do mr. Olympia.
Vamos entender qual foi a dieta de off-season, a dieta que constrói músculos que fez com que Cbum reinasse em absoluto na sua categoria.
Se você espera uma dieta altamente calórica, de 6, 7 mil calorias do off-season dele, você está enganado. Ele já disse em algumas entrevistas que ele precisa controlar a comida, que ele faz um off-season bem controlado, que ele tenta subir, no máximo, de 6 a 8 quilos acima do seu peso de palco, mantendo um físico sempre condicionado, para não sofrer tanto no pré-contest e não perder massa muscular nessas dietas altamente severas.
Primeira refeição
Cbum na sua primeira refeição, não faz uma refeição sólida, ele faz uma refeição líquida. 60 gramas de whey protein, que dão aproximadamente 40 gramas de proteína, uma banana, 80 gramas de aveia, ou 4 fatias de pão integral e 4 ovos. Eu fiz os cálculos, essa refeição tem aproximadamente de 60 a 70 gramas de carboidrato e aproximadamente de 60 a 70 gramas de proteína.
Segunda refeição
Segunda refeição, 200 gramas de frango com 300 gramas de arroz, sem vegetais.
Terceira refeição
Na terceira refeição, algo que nos Estados Unidos é muito comum e que você já deve ter provado, é que aqui no Brasil não tem, ele usa peru moído. São 300 gramas de arroz branco cozido e 200 gramas de peru moído. Nessa refeição ele coloca aproximadamente 40 gramas de vegetais e 20 ml de azeite.
Tirando a gema de ovo da primeira refeição, essa é a primeira vez que ele adiciona uma fonte de gordura. Por enquanto, gordura baixa, carbo médio para alto, proteína alta. Esse é o off-season.
Quarta refeição
Quarta refeição ele faz com 200 gramas de peito de frango e 230 gramas de arroz branco.
Ele dá uma carga maior de carboidratos, porque ele deve treinar à noite, para usar essa energia do carboidrato, que demora aproximadamente 6 horas para formar glicogênio. E chegando próximo do treino, ele vai reduzindo a quantidade de carboidrato para bater o macro.É uma estratégia inteligente.
Curiosidades
São aproximadamente 3 mil calorias, é o basal dele com um pouquinho de treino.
Ele gasta mais do que isso por dia? Eu acredito que ele gaste mais do que isso. O que provavelmente ele deve fazer é realizar alguns refeeds de vez em quando que ele não mencionou. De repente, a cada 3 dias, fazer um refeed de carboidrato limpo ou até mesmo, de repente, jogar aí alguma refeição livre.
Ele só tem uma fonte de glúten por dia, que são os 80 gramas de aveia ou 4 fatias de pão integral. Cbum evita o glúten, provavelmente para evitar a dilatação abdominal.
Ele utiliza duas fontes de gordura, abacate e azeite e evita alimentos gordurosos.
Outro detalhe interessante é que ele sempre utiliza arroz como fonte de carboidrato, provavelmente pela praticidade, e ele deve ter percebido que a digestão do arroz pro organismo dele é muito boa.
Outro detalhe interessantíssimo que eu observei na dieta de Chris Bumstead, ele não usou carne, talvez ele possa até usar um dia ou outro, mas ficou claro que ele prefere carne branca em relação à carne vermelha.
Uma coisa que choca no físico do Cbum é a linha de cintura e o vácuo poderoso. Seria esses detalhes na dieta dele o grande diferencial para ele ter um vácuo tão poderoso e uma cintura tão fina? Claro, mesmo tendo uma dieta favorável para ter uma cintura fina.