Compartilhe

Dia do Lixo Controlado: Dicas para Curtir sem Prejudicar Seu Shape

Dia do Lixo Controlado: Dicas para Curtir sem Prejudicar Seu Shape

Muitas pessoas que estão entrando agora na musculação e aderindo uma alimentação mais saudável já começam pensando no dia do lixo, mas a realidade é que não existe comer um dia inteiro de alimentos ricos em açúcar e gordura como doces e fast food. Como também não é correto chamar qualquer alimento de lixo, por isso não usamos esse termo, mas sim refeição livre.

No artigo de hoje, vou falar sobre o “dia do lixo” de forma mais abrangente para você fazer uso da Refeição livre da forma correta. continua comigo.

 

O Que é o “Dia do Lixo” e Por Que o Termo Está Errado?

Não tenha o pensamento de “vou fazer dieta de segunda a sexta e no final de semana vou comer tudo o que eu quero”, porque isso fica parecendo uma recompensa para comer tudo o que tem vontade de forma exagerada, e o ideal é usar a refeição livre como estratégia para melhorar sua adesão a dieta.

Fazer uma ou duas refeições livres por semana te ajuda a controlar o consumo de calorias e não estragar todo seu empenho da semana.

Por exemplo, você quer emagrecer e sua dieta tem um déficit calórico de 300 calorias por dia. Em 5 dias comendo certinho serão 1.500 calorias de déficit calórico na semana.

Vamos supor que no final de semana você comeu 3 mil calorias, isso significa que você perdeu o déficit calórico de 1.500 calorias da semana que seguiu a dieta certinho.

É assim que o nosso organismo funciona:

Quando tem calorias sobrando ele armazena essa energia nas células de gordura e quando faltam calorias ele retira dessa mesma reserva de energia que são as suas gorduras.

Por isso é essencial seguir uma dieta com déficit calórico, com o objetivo de gastar mais calorias do que você consome e forçar seu metabolismo a usar as reservas que você já tem.

Então não existe dia do lixo, mas sim refeições livres planejadas para o seu objetivo. Cada pessoa só terá resultado se primeiro mudar a mente e entender que a comida é para nutrir o corpo e não uma válvula de escape para combater ansiedade, estresse ou tristeza.

A partir do momento que você entende isso, passa a ter mais equilíbrio com as suas escolhas alimentares, porque sabe que sua maior recompensa será chegar no seu objetivo.

Malefícios de comer um dia inteiro errado

  • Demora mais tempo para ter resultado;
  • Alterações gastrointestinais e mal-estar;
  • Risco de compulsão alimentar;
  • Dificuldade de voltar para a dieta na segunda feira.

Alimentos que você deve evitar

  • Excesso de açúcar;
  • Fritura;
  • Excesso de sódio;
  • Bebidas alcóolicas.

Não existe fórmula magica para emagrecer ou ganhar massa muscular, o que existe é um conjunto de hábitos que vão fazer você chegar mais rápido no seu objetivo.

  • Primeiro: comece praticando algum exercício físico no mínimo 3 vezes por semana, pode ser caminhada, corrida, musculação ou algum esporte que mais gostar.
  • Segundo: ajuste sua alimentação, busque ajuda de um nutricionista para calcular sua taxa de metabolismo que é a quantidade de calorias que o seu corpo gasta para manter suas funções vitais e dessa forma calcular as calorias da sua dieta.
  • Terceiro: tenha horário para dormir e acordar, pois o sono de qualidade favorece a produção de hormônios e o ganho de massa muscular.

Com qual frequência eu posso fazer a refeição livre?

Tudo depende da sua condição física atual, se você está com nível de gordura muito alto, acima de 30% eu indico 1 refeição livre por semana. Mas se você está em fase de ganho ou definição, até duas refeições livres no final de semana seria aceitável.

Claro que tudo depende da estratégia do seu nutricionista, porque quanto mais você se empenhar mais rápidos serão os resultados.

Dicas para refeição livre

  • Treine no mesmo dia da refeição livre;
  • Priorize alimentos com mais proteínas;
  • Não exagere nas quantidades;
  • Calcule até mil calorias para a refeição livre;
  • Reduza a quantidade de carboidratos do restante do dia;
  • Coma até ficar saciado e não estufado.

Quando a dieta é muito restritiva, com pouco alimento e sem refeição livre a chance de desistir é muito maior, por isso mantenha um equilíbrio em seguir sua dieta na semana e fazer escolhas conscientes no final de semana. Você pode também fazer receitas mais saudáveis em casa, como por exemplo, hamburguer caseiro, batata frita na airfryer e sobremesas sem adição de açúcar que também são tão saborosas quanto as versões tradicionais.