Compartilhe

11 causas da indisposição

11 causas da indisposição

Você já se pegou sentindo aquela falta de energia durante o dia, mesmo dormindo bem ou seguindo a dieta? Pois é, a indisposição pode ter várias causas, e algumas delas passam despercebidas na nossa rotina. Hoje, vou explicar os 11 principais fatores que podem estar drenando sua energia e como resolver cada um deles.
Afinal, para alcançar seus objetivos, seja na hipertrofia, definição ou simplesmente melhorar a saúde, manter o corpo e a mente em alta performance é essencial. Bora conferir e ajustar o que for necessário?

11. Água

Se você está com deficiência de água, pode sentir indisposição. Mesmo que você beba pouca água, ainda consome alguma quantidade pelos alimentos, mas é algo para observar com atenção.

10. Estresse

Estresse é uma causa comum de indisposição. Quando você está estressado, sua energia vai embora. Às vezes, é impossível evitar o estresse, mas você pode mudar a forma como reage a ele.

9. Falta de Ferro

A falta de ferro reduz as hemoglobinas, que ajudam a oxigenar o sangue, causando indisposição. Verifique seus exames de sangue para acompanhar os níveis de ferro.

8. Glicemia Alta

A glicemia elevada aumenta a sensação de fadiga e pode causar indisposição, especialmente em jejum. Melhorar a sensibilidade à insulina com déficit calórico e treino é uma solução eficaz.

7. Hormônios da Tireoide

Quando os hormônios da tireoide estão lentos, você pode sentir indisposição. Não é necessário ter hipotireoidismo, mesmo níveis ligeiramente reduzidos podem impactar. Verifique o TSH para entender a situação.

6. Testosterona Baixa

Baixos níveis de testosterona podem ser uma causa significativa de indisposição. Se você notar esse sintoma, consulte um médico para verificar os níveis hormonais.

5. Abuso de Estimulantes

O uso excessivo de cafeína e outros estimulantes pode piorar a indisposição, pois o corpo cria tolerância. Reduza o consumo gradualmente para recuperar a sensibilidade e voltar a sentir os efeitos positivos.

4. Refeições Muito Grandes

Comer em excesso ativa o sistema nervoso parassimpático, responsável pela digestão, deixando o corpo relaxado e indisposto. Fracione as refeições ao longo do dia para evitar esse efeito.

3. Dieta

Uma dieta de emagrecimento pode reduzir um pouco da disposição, especialmente se você está em déficit calórico e com treinos intensos. Para melhorar, priorize o consumo de proteínas e carboidratos e ajuste as gorduras.

2. Sono

O sono ruim impacta diretamente a disposição, já que é durante o sono que o corpo se recupera. Não basta apenas dormir horas, é preciso dormir bem. Ajuste o ambiente do sono com foco em luz, ruído e temperatura. Melatonina e valeriana podem ser úteis em alguns casos.

1. Excesso de Treino

Treinar em excesso, ou entrar em overtraining, prejudica a disposição, pois o corpo não consegue se recuperar adequadamente. Isso afeta o sono e resulta em cansaço constante no dia seguinte.