Se você teve consciência, mudou seus hábitos alimentares, começou a se exercitar e finalmente conseguiu emagrecer, parabéns pela disciplina e determinação. Agora, se a sua dúvida é como manter seu peso atual e não engordar novamente, continue aqui lendo esse conteúdo que vou te dar 3 dicas.
Sabemos que não é fácil emagrecer, requer bastante disciplina. Mas manter-se magro também não é fácil. Muitas pessoas fazem dietas malucas e emagrecem, mas quando param, engordam tudo novamente. Por quê? Porque não mudaram a sua relação com a comida, não mudaram a mentalidade e os hábitos.
Quando você aprende a se alimentar de forma mais saudável, entende que precisa reduzir as quantidades e mantém uma frequência na prática de exercícios físicos, fica muito mais fácil manter seu peso, porque você mudou todos os seus hábitos.
Dica 1. Estratégia 80/20
Significa 80% das suas refeições de forma saudável e 20% das refeições mais flexíveis para você comer alimentos fora da sua dieta, aqueles alimentos que não são tão saudáveis assim. Funciona assim: 80% das calorias do seu dia devem ser de alimentos saudáveis e 20% de outros alimentos.
Essa é uma boa estratégia para ter uma alimentação mais flexível e manter a adesão à dieta. Dessa forma, as chances de desistir são menores e as chances de engordar novamente também.
Dica 2. Inclua proteína nas refeições
Eu sempre dou essa recomendação para vocês, porque além de ser a forma mais fácil de bater a quantidade de proteínas do dia, ainda ajuda na saciedade.
Coloque fontes de proteína em todas as suas refeições e 40 ml de água por quilo de peso corporal ao dia. A água vai ajudar muito na sua saciedade e no funcionamento do nosso corpo, porque sabemos que a maior parte do nosso corpo é água.
Com relação a fontes de proteína em todas as refeições, também é muito importante, porque esses alimentos vão ajudar muito na saciedade e a ter o equilíbrio dos nossos macronutrientes. Fontes de proteína como carnes, ovos, iogurtes de boa qualidade, peixes, Whey protein, queijo magro, todos eles têm que compor pelo menos alguma parte da nossa refeição.
Almoço e jantar sabemos que é mais fácil, mas no café da manhã, lanche da manhã e lanche da tarde, é importante ter uma fonte de proteína acompanhando.
Se, por exemplo, no meio da tarde você come só uma fruta, em poucos minutos estará com fome novamente, e isso te incentiva a comer mais alimentos não tão saudáveis. Mas se incluir um iogurte, um lanche de frango, ou um whey, aumentará ainda mais a saciedade por algumas horas.
Dica 3. Exercícios físicos
Você já sabe da importância do exercício físico para manter-se magro e saudável, mas é sempre bom enfatizar que para manter o resultado de tudo que você conquistou, você deve manter a rotina de exercícios, mesmo que seja na academia ou uma caminhada na rua ou parque. Quanto mais você se movimenta, maior é o gasto de energia, e como consequência sua alimentação pode ser mais flexível.
Se você é daquele tipo de pessoa que, quando chega o final de semana, já está pensando em beber com os amigos ou maratonar aquela sua série preferida comendo doce, salgadinho e tudo isso, é muito difícil manter os resultados. É claro que você pode ter momentos de lazer, mas com consciência.
Então, se você gosta de ver filme e comer guloseimas, pelo menos faça algum exercício no dia, isso ajuda muito a manter seus resultados. Você pode sair para uma caminhada, andar de bike, pular corda ou ir para a academia fazer musculação ou cardio.
Essas são as 3 dicas que vão te ajudar a se manter saudável e no shape. Lembre-se que o equilíbrio é a chave.