O assunto é sobre as principais causas que levam ao fracasso na dieta, porque é mais difícil para uma pessoa que comia de tudo a qualquer hora entrar com uma dieta organizada e com alimentos saudáveis. Por isso vemos constantemente as pessoas desistirem de fazer dieta logo nos primeiros dias.
Eu selecionei 4 atitudes que você deve abandonar para ter sucesso na mudança dos hábitos alimentares e finalmente ter o resultado que tanto busca.
1. Dieta muito restritiva
O fracasso na dieta é bastante comum e ocorre por alguns motivos principais. Um deles é quando a pessoa não consegue ter uma aderência à dieta por dificuldade ou resistência em mudar os hábitos alimentares que ela carrega consigo durante toda a vida. Isso acontece quando a dieta também está extremamente restritiva, por isso precisamos entender que um hábito precisa de prática para ser mudado e analisar as preferências e o estilo de vida que o paciente leva. Esses pontos são fundamentais para a criação de um novo plano e para mudar todo esse ambiente.
Ao invés de sair do fast food e seguir uma dieta restritiva, comece com pequenas mudanças, como por exemplo, reduzir açúcar, fritura e fast food e consumir melhores fontes de proteína, frutas e vegetais.
2. Erros inconscientes
Acontece quando a pessoa pensa que está fazendo tudo certinho, quando na verdade, comete erros inconscientes e também conscientes, que prejudicam completamente o sucesso na dieta e consequentemente nos resultados.
Por exemplo, a pessoa segue a dieta certinho, faz todas as refeições, porém nos intervalos tem o hábito de beliscar algo, como um biscoito, bolo, chocolate etc. Como são beliscadas ela acha que não vai interferir nas calorias do dia, mas esse tipo de escapada tem muito mais calorias que um prato de arroz e feijão, então atrapalha muito.
Vamos supor que sua dieta é de 1.500 calorias já com o déficit de 300 calorias por dia. Se nas beliscadas você consumiu 300 calorias, que é muito fácil, você já não está mais em déficit calórico, ou seja, não vai perder gordura.
3. Acreditar que uma estratégia específica promove o emagrecimento
Muitas pessoas acreditam que o jejum intermitente ou dieta low carb por exemplo, por si só, promove o emagrecimento. Só que nada disso funciona sem que haja déficit calórico, que é consumir menos calorias do que se gasta.
Nunca mais se deixe enganar, não adianta fazer jejum intermitente, ficar 12, 16, 18 horas em jejum, e no momento de se alimentar comer tudo o que precisa e mais um pouco.
Não adianta fazer low carb se você não sabe quantas calorias está consumindo por dia.
Por isso a importância de ter um acompanhamento nutricional, porque o profissional vai fazer sua avaliação física, ver quanto você tem de músculo, gordura, água e calcular sua dieta de acordo com as calorias que você precisa.
4. Não treinar com intensidade
Algumas pessoas treinam dentro da zona de conforto, que é o quê? Sempre mantêm a mesma carga mesmo quando está leve, conversa muito, não presta atenção no treino etc.
O nosso corpo gasta mais energia quando o treino é intenso, quando você aumenta os batimentos cardíacos, e só ganha massa muscular quando você exige mais do que seu músculo está acostumado. Por isso é tão importante ter uma periodização de treino, fazer progressão de carga e explorar o máximo de amplitude.
Não treinar com intensidade retarda a obtenção de resultados.
Essas quatro atitudes citadas devem ser evitadas se você realmente quer ter resultados e continuar evoluindo tanto em disposição, saúde e estética.Se você está começando do zero agora não tenha pressa e tenha a mente aberta para aprender mais e absorver informações, assim você evita os possíveis erros.