Compartilhe

Tudo Sobre Gordura Localizada

Tudo Sobre Gordura Localizada

O Que é Gordura Localizada?

A maioria das pessoas que querem mudar o corpo tem o desejo de eliminar a gordura localizada. Isso porque muitas vezes a proporção do corpo está legal, mas a gordurinha extra incomoda e isso faz a pessoa deixar de usar certos tipos de roupa que marcam a barriga, flancos ou costas.

O nosso corpo armazena gordura como forma de proteção, especialmente nas áreas como os flancos e o abdômen. Isso acontece porque, nosso organismo se prepara para períodos de escassez, armazenando energia. Para o cérebro, a gordura é como dinheiro no banco, uma reserva valiosa que ele não quer gastar. Isso dificulta a perda das últimas reservas de gordura.

A regra é clara, quanto mais calorias você consome e não gasta, mais o seu corpo armazena essa energia em forma de gordura.

Dieta para Perder Gordura Localizada

Para perder gordura, é fundamental estar em déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que se gasta. Sem essa condição, o corpo não será capaz de queimar as reservas de gordura, inclusive essa gordura localizada. Embora o déficit calórico permita alguma flexibilidade, como comer um chocolate ou snack ocasionalmente, para eliminar as gordurinhas teimosas, é necessário ser mais rigoroso.

Elimine alimentos ultraprocessados como salsichas, peito de peru, e hambúrgueres, além de evitar açúcar e farinha branca. Foque em alimentos naturais como arroz, aveia, frutas, vegetais, frango, carne, peixe e ovos. Evite ficar beliscando durante o dia.

Treino Ideal para Perda de Gordura

Perder a gordura localizada como por exemplo, na barriga requer paciência, pois normalmente é o último lugar a sair. Não há como escolher de onde a gordura vai sair primeiro, porque o nosso corpo elimina gordura de uma forma geral. Depende muito da genética eliminar mais gordura em superiores ou inferiores. Tem pessoas que emagrecem e já perdem gordura dos braços, outras do glúteo e assim por diante.

O exercício de pernas, de braços ou abdominais não são capazes de queimar gordura localizada, mas servem para te ajudar a construir massa muscular que automaticamente deixa o seu metabolismo mais acelerado. Além disso, os exercícios ajudam a queimar mais calorias e isso te ajuda a emagrecer de forma geral.

Cardio Moderado x Exercícios Intensos

Embora atividades como HIIT e spinning queimem muitas calorias, o cardio moderado tem a vantagem de preservar o glicogênio (carboidrato armazenado) e favorecer a queima de gordura como fonte de energia. Se você está próximo do seu objetivo e tem poucos “pneus”, priorize o cardio moderado por cerca de uma hora. Para quem ainda tem bastante gordura a perder, exercícios mais intensos são recomendados.

Fortalecimento do Core

A prancha abdominal é um excelente exercício para tonificar o core, a área central do corpo onde se acumulam as gorduras localizadas. Quanto mais densos e tonificados os músculos, menor a chance de o corpo reter gordura naquela região. Além disso, exercícios como remada curvada, levantamento terra e banco romano também ajudam a ativar músculos importantes para a região dos flancos e costas, auxiliando na definição e perda de gordura.

Proporção de Macronutrientes para Queima de Gordura

Na fase de recomposição, a dieta deve ser rica em proteínas e carboidratos. Uma boa divisão seria: 2 gramas de proteína por quilo corporal, carboidratos para completar o restante das calorias, e manter a ingestão de gorduras baixas, cerca de 0,5 a 0,6 gramas por quilo corporal. Esse equilíbrio dá energia suficiente para treinos intensos e ajuda a manter o déficit calórico necessário para queimar gordura.

Procedimentos Estéticos como Complemento

Procedimentos como criolipólise e aplicação de enzimas podem ser complementares à perda de gordura localizada, desde que realizados em conjunto com uma dieta adequada e déficit calórico. A criolipólise congela as células de gordura, aumentando a sua liberação na corrente sanguínea. Já as enzimas, aliadas à drenagem linfática, também podem ajudar a acelerar a eliminação de gordura e líquidos.

Combinando uma abordagem equilibrada de dieta

Combinando uma abordagem equilibrada de dieta, treino e procedimentos estéticos, este manual oferece uma estratégia integrada para reduzir a gordura localizada e afinar a cintura. Ao seguir corretamente essas recomendações, é possível alcançar resultados mais eficazes e duradouros, promovendo não apenas uma mudança estética, mas também o bem-estar e uma melhor qualidade de vida.