Compartilhe

OS MAIORES PERIGOS DO OZEMPIC

Ozempic: conheça os maiores perigos de usar!

Ozempic, saxenda, trulicity são análogos de GLP-1, medicamento injetável que virou “modinha” por colaborar com o emagrecimento rápido. Apesar do seu uso ser indicado para o tratamento de diabetes tipo 2, é usado pela maioria das pessoas sem acompanhamento médico para fins estéticos.

O que é o ozempic?

A semaglutida é uma substância que substitui a ação de um hormônio chamado GLP-1, produzido naturalmente pelo intestino. Ela atua no hipotálamo responsável por controlar a saciedade, no fígado reduzindo a produção de glicose e no pâncreas estimulando a produção de insulina.

Isso faz com que a pessoa sinta menos fome e maior saciedade, reduzindo o consumo de calorias em até 40% dependendo da dose.

O que é um análogo de GLP-1?

GLP1 é um pró-hormônio que o seu intestino produz para regular a sua liberação de insulina pelo pâncreas, por isso que ele é um medicamento para tratamento de diabetes. Uma das funções do GLP-1 é controlar e liberar a insulina pelo pâncreas.

Então, a semaglutida, que é o princípio ativo do ozempic, ela tem o mesmo comportamento no nosso organismo que o GLP-1, esse pró-hormônio. Logo, ele acaba estimulando as mesmas ações bioquímicas do seu corpo.

Efeitos colaterais

  • Náusea: Não tem jeito, principalmente no início do tratamento é muito comum você ter sensação de náusea, ânsia de vômito e essas náuseas tendem a cair mesmo com o aumento das doses.
  • Diarréia: Um público bem menor do que o público das náuseas, pessoas tendem a ter diarreia. Isso também é algo que com o tempo tende a ser reduzido.
  • Risco de pancreatite: Doses mal calculadas, ou seja, doses muito altas ou um período muito longo de uso pode fazer com que você tenha inflamação do pâncreas.
  • Cabeça de Ozempic: termo utilizado para descrever o colateral de lapsos de memória, dificuldade de concentração e sensação de confusão mental causados pelo uso desse medicamento.

Ozempic e massa muscular

O maior erro das pessoas é emagrecer de forma muito rápida, e isso não é nada saudável. Como a pessoa perde totalmente a fome ela não come quase nada de alimentos, principalmente proteínas, e com isso o organismo vai usando toda massa muscular para gerar energia. É por isso que a pessoa que emagrece com medicamento fica muito magra e com aparência de doente.

Para o seu corpo perder gordura e ir ganhando massa muscular, você deve realizar o que nós chamamos de recomposição corporal, esse sim é um emagrecimento saudável. Afinal quando ganhamos massa muscular ganhamos força e um metabolismo mais acelerado, porque o nosso metabolismo gasta mais energia para manter massa muscular.

Procure sempre ajuda de um endocrinologista e nutricionista para avaliar sua saúde e melhorar os seus hábitos antes de pensar em usar qualquer tipo de medicamento.

Como melhorar seus hábitos

  • Prefira alimentos minimamente processados como grãos, frutas, vegetais
  • Reduza o consumo de açúcar, fritura e embutidos que são ricos em sódio
  • Evite o consumo de ultraprocessados como biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes e macarrão instantâneo
  • Fracione suas refeições do dia, assim não ficará tantas horas sem comer
  • Leve suas marmitas para o trabalho ou faculdade
  • Beba mais água, leve sua garrafa sempre com você
  • Pratique exercícios físicos com regularidade
  • Tenha qualidade de sono

Crie hábitos saudáveis e leve isso como um estilo de vida, os resultados tanto em saúde como emagrecimento só vão aparecer se você tiver constância e disciplina.

Um emagrecimento saudável te trará mais disposição e força para realizar suas tarefas do dia e você se tornará mais produtivo.