Esse conteúdo é pra você que luta, tenta, sofre, batalha, mas nunca consegue encerrar a sua dieta 100% porque a fome não deixa.
Você começa direitinho, segunda-feira, foco, dieta batida 100%, a fome começa a incomodar. Na terça-feira acorda e sente aquele vazio na barriga, então você come aquela sua refeição com quantidade baixa e parece que você não comeu nada, a fome começa a acabar com você.
Na quarta-feira, você sente tanta fome que só pensa em carboidrato, sonha com um pãozinho e quando chega a noite por não aguentar mais essa fome come tudo que vê pela frente.
Veja agora 6 dicas para você fazer uma dieta, emagrecer e não sentir fome.
Dica 1: Vinagre
O vinagre possui um composto chamado ácido acético, o ácido acético retarda o esvaziamento gástrico, ou seja, você fica por mais tempo com a comida ali em processo digestivo. Mantendo o alimento por mais tempo no processo digestivo, você reduz o estímulo de um hormônio chamado grelina, a grelina é o hormônio que faz você sentir fome, por isso que reduzindo a grelina, retardando o esvaziamento gástrico, você vai sentir menos fome. Você pode usar vinagre normal ou também o vinagre balsâmico.
Você pode incluir o vinagre na salada sempre que precisar.
Dica 2: Cúrcuma
A cúrcuma é um tempero de origem indiana que deixa os pratos amarelados, muito saboroso e tem propriedade anti-inflamatória. Além de ter propriedade anti-inflamatória, ela é um colaborador na compulsão alimentar.
Use para temperar as carnes, frango ou peixe porque além de deixar os alimentos com uma cor mais agradável também te ajudará reduzir os processos inflamatórios no seu corpo, a recuperação muscular e amenizar a fome.
Dica 3: Frutas
Eu sei que nós já falamos isso aqui para vocês, mas cabe salientar que frutas, como todos os outros alimentos, existem classes, mais calóricas e menos calóricas. Por exemplo, banana, jaca, açaí, abacate, caqui, exemplos de frutas que possuem calorias altas e que devem sim ser consumidas, mas em menor quantidade.
No entanto as frutas com menos calorias como morango, abacaxi, maçã, kiwi, pera, exemplos de frutas leves, ameixa, pêssego, são frutas de baixo índice glicêmico, com uma quantidade de carboidrato muito baixa, que você pode fazer um belo prato de frutas, além de ser saboroso, além de ter muitas fibras também vai lhe ajudar muito na saciedade.
Nos Estados Unidos, alguns pesquisadores realizaram testes com pacientes obesos e o uso da maçã e percebeu-se que o consumo de 1 maçã ao dia, devido a uma substância chamada pectina, melhoraram sua performance e perda de gordura. Isso porque a pectina é uma fibra solúvel que forma uma espécie de gel no trato digestivo promovendo vários benefícios no emagrecimento e na saúde intestinal.
Dica 4: Coma carboidrato sempre com proteína
Quando você for fazer uma refeição evite comer só o carboidrato puro, sempre inclua uma fonte de proteína, porque a proteína diminui a velocidade de absorção dos carboidratos e com isso evita picos de insulina.
Dificultar a absorção de carboidrato é legal quando você quer emagrecer, porque você vai recebendo gradativamente essas moléculas de glicose, que é o resultado do processo digestivo enzimático dos carboidratos e vai se mantendo saciado.
Outro fator importante de misturar carboidratos com proteínas é a saciedade porque o nosso organismo demora muitas horas para digerir alimentos fontes de proteína como ovos, frango, carnes e peixes.
A proteína também tem um efeito termodinâmico que é o fator do seu organismo gastar mais calorias para digerir proteínas.
Dica 5: ovos
Em um estudo pesquisadores perceberam que pacientes que faziam consumo de ovos, principalmente claras de ovos cozidas ficavam por longos períodos no dia tranquilo, sem fome, totalmente saciados. A gema também traz saciedade porque é uma fonte de gordura, e o nosso organismo demora muito mais tempo para digeri-la.
Se você é uma pessoa ansiosa que gosta de beliscar o dia todo, uma boa dica é fazer o café da manhã com ovos para ficar bem até o horário de almoço.
Dica 6: Treine mais para poder comer mais
Essa é uma dica valiosa que se você mudar sua mentalidade vai ter muito mais resultado e não vai ficar sofrendo na dieta. Como você sabe o emagrecimento depende do déficit calórico, que é comer menos calorias do que você gasta, então se você é uma pessoa que gosta de comer mais precisa gastar mais calorias para não ter uma dieta tão reduzida.
Então treine musculação e faça cárdio para maximizar seus resultados, mas se você não tem a opção de ir para a academia, pode fazer caminhada ao ar livre ou pular corda.
Pessoal, dicas que são valiosas e que pequenas mudanças, pequenos ajustes, trazem grandes diferenças no resultado da sua dieta.
Não se esqueça: dieta é consistência e disciplina
Seja resiliente, faça todos os dias o seu plano e motive-se através dos seus resultados.
Comece com metas realistas e alcançáveis, por exemplo, ao invés de dizer “quero perder 10kg”, comece com “esse mês quero reduzir medida de cintura”, “essa semana vou treinar pelo menos 5x”.
Dessa forma você ficará mais motivado ao se olhar no espelho e ver que pequenas mudanças já estão acontecendo.
Quando você começa a melhorar sua alimentação ou seguir uma dieta, é normal sentir um pouco de fome, mas se você se sente fraco e indisposto cuidado que a sua dieta pode estar restrita demais.