Vamos falar sobre o esporte do fisiculturismo e as loucuras que os atletas fazem em final de preparação. O fisiculturismo é o esporte que transforma corpos, fazendo com que homens e mulheres tenham o máximo de definição muscular e o máximo de musculatura. Para isso muitas vezes é necessário estratégias extremas, só que muitas vezes essas estratégias são tão perigosas que você jamais pode fazer.
Banho de imersão
Você teria coragem de entrar numa banheira de água, pelando, ao ponto de levar sua pele a leves queimaduras, uma água entre 60 até 70 graus, ficar imerso nessa água. Com uma concentração altíssima de um sal chamado cloreto de magnésio, pois bem, atletas de fisiculturismo old school muitas vezes precisam passar por essa manobra para conseguir bater o peso no dia da competição.
Algumas categorias requerem que o atleta tenha uma relação entre altura e peso. No dia da inscrição, ele precisa estar num peso adequado, e às vezes ele ainda não bateu o peso. Tipo os lutadores de MMA, entrar na banheira de imersão faz com que você perca às vezes três quilos em uma hora.
A água presente no teu corpo é mais ávida, ela tem mais atração aos íons de cloreto de magnésio dispersos nessa água quentíssima, então você começa a transferir água do teu corpo para a banheira quente com cloreto de magnésio, e você perde peso drasticamente.
Quando um atleta de fisiculturismo sai dessa banheira, os vasos estão totalmente dilatados, e o rosto chega a chupar. Banheira de imersão em altas temperaturas faz com que atletas desmaiem, passem mal, às vezes tenham até dificuldade de andar quando saem de tão hardcore que é isso.
Ficar longos períodos sem beber água
Para tentar ficar ao máximo possível definido, você precisa retirar o quanto você puder de água no interstício, que é a parede entre a pele e o músculo, e retirar essa água às vezes significa desidratar. Atletas old school chegam a ficar 36 horas sem beber água antes de subir do palco.
O ser humano pode ficar sem comer sete dias, mas não pode ficar sem beber água por três dias. Os caras ficam um dia e meio e alguns atletas que usam preparações antigas old school chegam a ficar 36 horas sem beber nada de água.
Ressecamento da boca, a boca fica branca, ressecamento da garganta, uma sede absurda. Dizem eles que a sede é muito, muito pior do que a fome.
Tomar água de bateria
Atletas de fisiculturismo old school às vezes ficam dias tomando água de bateria. É a água desmineralizada, a famosa água destilada, também conhecida como água de bateria.
É uma água totalmente livre de íons e tem apenas H2O.
A água destilada, ou água de bateria ela é altamente desidratante, porque à medida que você vai tomando essa água, que ela não tem nenhum tipo de íons, ela vai captando os minerais do seu corpo, puxando principalmente sódio, e fazendo com que você perca muita água, desidratando rapidamente. Vertigens, fraqueza, dificuldade de ficar de pé, esses são alguns dos sintomas quando você está bebendo água de bateria em baixíssima concentração de sal, porque geralmente quando o atleta toma esse tipo de água ele não come nada de sal, e ele está extremamente seco, com um percentual de gordura extremamente baixíssimo.
Pintar o próprio corpo
Quem não acompanha o fisiculturismo, acha muito estranho um atleta depilar todo o corpo, não deixar nada de pelo e passar tinta. Todos os atletas, sem exceção, eles precisam passar tinta no corpo para que os músculos fiquem mais evidentes em cima do palco.
Um atleta muito branco tem dificuldade de evidenciar a sua definição muscular no palco por conta da iluminação. Então um atleta de tonalidade de pele mais escura teria vantagem a um atleta de tonalidade mais clara. Mantê-los no padrão de cor deixa o padrão de julgamento mais homogêneo.
Deixar uma leve camada fina de óleo também permite que o atleta, realizando as suas poses compulsórias, demonstre o seu nível de definição. Mas é o único esporte no mundo que o atleta pinta o corpo inteiro e tira todos os pelos para realizar a sua apresentação.
Usar laxante
Alguns atletas de fisiculturismo utilizam laxante na noite anterior pra esvaziar ao máximo possível a sua parte intestinal e deixar o seu abdômen colado, e a sua cintura mais fina, trazendo uma estética pro seu corpo, fazendo com que a cintura pélvica fique o mais fina possível, pra sua cintura escapular ficar o mais larga possível.
Você quer ser um atleta de fisiculturismo? Entenda, algumas dessas atitudes hoje nem são mais utilizadas. Por exemplo, tomar água de bateria, não fazem mais isso. Fazer banho de imersão, só faria se eu tivesse realmente um problema pra bater peso, muitos atletas ainda fazem.
Ficar 36 horas sem beber água? Não, hoje a gente reduz a água e de fato, no dia da competição é o mínimo de água possível, só pra molhar a boca, mas ficar longos períodos sem beber água, não mais. Porém, ainda muitos atletas são adeptos do old school e fazem esse tipo de preparação.
A melhor forma de evitar imprevistos é começar uma preparação com pelo menos 3 meses antes, assim não precisará fazer nenhuma dessas loucuras e se colocar em risco.