A alimentação é um ponto fundamental para potencializar o seu rendimento na corrida, porque é ela quem vai te trazer energia que você precisa para o treino e também para sua recuperação muscular. Quando falamos de atividades de alta demanda, como é o caso da corrida não podemos negligenciar o alimento que vamos consumir, então confira agora essas dicas valiosas.
Hiper-hidratação
A hiper-hidratação durante o dia é essencial quando nós vamos para uma atividade de alta performance, onde suamos bastante e eliminamos além da água, sais minerais e eletrólitos. Pensando nisso, nada melhor que a reposição também de sais e eletrólitos para beneficiar o seu rendimento.
A hiper-hidratação, que eu vou deixar como primeira dica, ela deve ser feita no dia anterior, quando a sua atividade vai ser feita no período da manhã, ou então ao longo do dia, quando a sua melhor performance vai ser exigida no período noturno. Essa recomendação é para momentos que antecedem longões, ou seja, uma atividade com uma duração superior ao seu habitual, ou então quando você visa uma melhor performance, como é o caso de pré-prova.
Os componentes da nossa hiper-hidratação serão três riquíssimos em sais e eletrólitos como a água de coco que é rica em sais e eletrólitos, além de ter baixa caloria. Sugiro que você consuma um litro ao longo do dia, de forma fracionada, para beneficiar a hidratação da sua musculatura.
Além dela, nós também vamos incluir 500 ml de isotônico, porque também é rica em sais e eletrólitos, e apresenta pequena quantidade de carboidrato, que vai ajudar a dar aquela abastecida na sua musculatura, beneficiando também o momento da alta performance e por último 500 ml de soro caseiro.
Esses três componentes associados à sua hidratação vão manter a sua máxima performance, por quê?
Quando nós vamos para uma atividade física, além da perda hídrica, nós também perdemos sais e eletrólitos. E nesse caso, quando nos hidratamos apenas com a água, ao invés de ajudar, nós acabamos diluindo mais os sais que estão dentro do nosso corpo, e isso pode favorecer o aparecimento de câimbras. Além da hidratação, a reposição com sais tem essa finalidade, minimizar o risco de câimbras e potencializar a performance retardando o aparecimento da fadiga.
Alimentação para corredores
Quando falamos em energia para praticar esportes, energia para correr, precisamos entender que essa energia vem dos alimentos que consumimos. Só que não vem do que você come 1 hora antes de ir correr, mas sim de 4 a 6 horas atrás.
O nosso corpo armazena energia no músculo, que se chama glicogênio, só que esse processo de transformar o alimento em glicogênio leva mais de 6 horas para acontecer.
Então por exemplo, se você corre de manhã, sua energia será do seu jantar. Se você corre a noite, sua energia será do que você comeu no início do dia, por isso que precisa ser bem reforçado.
Para corridas de curta duração (até 60 minutos) não é necessário comer 1 hora antes, o que você comeu nas refeições anteriores já é o suficiente. Para corridas de média a longa duração (mais de 60 minutos) ou alta intensidade, consumir carboidratos antes pode ajudar a manter os níveis de energia. Como carboidratos de rápida absorção, frutas, mel, pães. Evite Aveia, alimentos integrais, gorduras como ovos, amendoim porque tem uma digestão mais lenta.
Sabemos que o exercício físico só traz benefícios para nossa saúde e disposição. Espero que essas dicas e alertas te ajudem na organização da rotina e na sua performance.