Compartilhe

Qual é o momento certo para fazer o primeiro ciclo?

Qual é o momento certo para fazer o primeiro ciclo?

Sabe aquela pessoa que entrou no foco, ajustou a alimentação, está mantendo uma regularidade nos treinos, mas quer um resultado rápido? É comum pessoas que estão fazendo tudo certo com dieta e treino quererem resultados mais rápidos, afinal sabemos que construir massa muscular dá muito mais trabalho do que emagrecer.

Será que existe um momento certo para um indivíduo começar usar hormônios? Será que realmente existe um momento certo de uma pessoa deixar de ser natural e partir para um trabalho hormonizado? Hoje nós vamos tirar essas dúvidas.

Função principal da testosterona

A testosterona é um hormônio anabólico e um de seus principais efeitos no corpo é aumentar a síntese de proteínas musculares resultando em maior retenção de nitrogênio.

O balanço nitrogenado positivo ocorre quando o corpo retém mais nitrogênio do que excreta e isso favorece crescimento muscular e recuperação de lesões.

Se você fizer o uso de esteroide anabolizante e não realizar treinos intensos, de nada vai adiantar, porque a retenção desses aminoácidos é para serem utilizados através do processo de hipertrofia, a hipertrofia depende de estímulo, o estímulo é o treino.

Se você não treina pesado, se você não treina intenso, se você perde vários dias de treino na academia, cuidado, você pode estar hormonizando à toa, e vai ter alguns pontos aí que vai pegar pesado se isso acontecer, e eu vou explicar em seguida.

Treine por 3 anos

Estudos demonstram que de um até três anos de musculação, é um fator primordial para construir a base de um físico, ou seja, os seus três primeiros anos na academia, lhe dirão o que você vai ser no futuro.

Comece o seu treino treinando todo o corpo, não abandone nada, nem a panturrilha, porque esses três primeiros anos farão a estrutura base do futuro físico dos seus sonhos.

Nesses três primeiros anos explore ao máximo sua evolução de forma natural, assim você saberá qual a capacidade máxima do seu corpo.

Se você, nos três primeiros anos de musculação, não permitir o avanço do seu corpo dentro de doses fisiológicas de hormônio, ou seja, na sua produção natural, você vai deixar de construir essa base sólida para construir uma base alugada. Porque o seu corpo vai avançar de uma forma mais rápida do que deveria e na hora que o hormônio sair de cena, você vai ter perdas muito drásticas.

Receptores

Você precisa construir um pouco de massa muscular para gerar o que nós chamamos de receptores.  Nosso hormônio da testosterona tem receptores em vários locais do nosso corpo, não só no tecido muscular e os hormônios que nós compramos na farmácia também.

Manter hormônios circulantes no corpo é a garantia de que esses hormônios estão procurando receptores, como se fosse um encaixe de tomada e se você tem pouca massa muscular, você terá poucos receptores de tecido muscular.

E esse hormônio da testosterona, circulante, precisa ir para outro lugar e ele encontra receptores, por exemplo, no tecido hepático.

Ele encontra receptores, por exemplo, nos rins, locais onde há filtração de sangue e o momento em que os hormônios estão ali buscando um local para se ligar e eles se ligam nesses receptores. Você vai começar a ficar doente nesses órgãos, porque esses órgãos não estão ali para serem ligados por hormônios da testosterona, e então os efeitos colaterais começam a surgir.

Após 3 anos posso usar hormônios?

Todo processo de hormonização é muito bom que seja feito com acompanhamento médico, para que através de exames o médico veja como estão seus hormônios naturais e como está sua saúde de um modo geral.

Aromatase

Os hormônios esteroides inibem o seu eixo de HPT, o eixo responsável pela produção do seu hormônio. No momento que você inibe esse eixo, outras ações fisiológicas no seu corpo começam a surgir, como por exemplo, a produção de uma enzima chamada aromatase, responsável por regular esse excesso de testosterona que está circulando no seu corpo. Ela converte a testosterona numa substância chamada estradiol, hormônio das meninas.

Sabe o que acontece quando você tem uma alta concentração de estradiol no seu corpo?

Seu corpo aumenta as glândulas mamárias, o que chamamos de ginecomastia.

O seu corpo também pode transformar esse excesso de testosterona numa outra substância chamada DHT. A DHT tem fortíssimos receptores no couro cabeludo e você começa a ficar careca.

Mas você está ali controlando esses parâmetros através de exames, porque são exames de sangue que vai te dar prolactina, estradiol, DHT, testosterona livre, testosterona total, TGO, TGP, bilirrubina, gama GT, fatores essenciais para verificar os impactos que esse hormônio está gerando no seu corpo. O que você faz? Você vai poder manobrar e se proteger desses efeitos colaterais. É muito importante que você compreenda que utilizar hormônios sem o uso de exames clínicos é tiro no escuro.

Então fica a dica aí para você que está treinando, está no foco, observa bem se você já tem uma certa maturidade muscular para começar seu primeiro ciclo.

Não estamos aqui para fazer apologia de hormônios, pelo contrário, o que nós queremos é que vocês sempre tomem decisões maduras e sempre levando em conta a sua saúde.