Compartilhe

4 erros ao tomar whey

4 erros ao Tomar Whey que você precisa saber!

Whey Protein não é só para quem quer ganhar massa muscular, mas também para quem quer saúde e longevidade. Existem 4 erros básicos que a maioria das pessoas cometem na hora de tomar Whey que eu vou abordar nesse conteúdo.

O Whey Protein é a proteína extraída do soro do leite. É uma fonte de proteína assim como o ovo, frango, carne ou peixe; a diferença é que não tem quase nada de carboidrato e gordura. A vantagem de tomar whey é a praticidade de transportar, preparar e também para quem tem dificuldade de bater a quantidade de proteína diária.

Pode ser consumido por pessoas que querem emagrecer, ganhar massa muscular ou apenas para ter saúde.

A recomendação diária de proteína para quem é atleta ou para quem pratica atividade física com o objetivo de emagrecimento ou ganho de massa muscular é entre 1.8 a 2.2 gramas de proteína por quilo de peso. Então, vamos considerar uma pessoa com 60 quilos vezes 1.8 gramas de proteína. Então, essa pessoa vai precisar consumir 108 gramas de proteína no dia.

Leite em Pó x Whey

Comparando 30 gramas de leite em pó integral com 30 gramas de whey, existe uma quantidade de 10g a mais de carboidrato no leite em pó. A diferença de quantidade de proteína é de 24g no whey e 8 gramas no leite em pó. Outra diferença é na quantidade de gordura, pois o leite em pó tem 8g e o whey não tem.

Ou seja, quem toma o suplemento whey tem a vantagem de consumir só a proteína, sem gordura e sem carboidratos. Então, você pode adicionar o leite em pó no seu dia a dia, mas são produtos diferentes.

Erro 1: Substituir uma Refeição Inteira por Apenas Whey Protein

Se você substitui seu jantar apenas por whey, não está certo, porque o whey não pode ser a base da sua alimentação, mas sim um complemento. Então mantenha suas refeições principais como café da manhã, almoço e jantar e use o whey em momentos estratégicos, por exemplo: no café da manhã quando você não quer comer ovo, no lanche da tarde porque é mais prático e você está no trabalho ou após o treino quando você não consegue fazer uma refeição sólida.

Se no jantar, por exemplo, você não estiver com tanta fome ou não quiser cozinhar, um shake com leite, whey, uma fruta ou aveia cai super bem, porque tendo carboidratos e proteína você tem uma refeição completa.

Erro 2: Tomar Whey no Pós-Treino Imediato

Muitas pessoas veem o Whey Protein apenas como o suplemento pós-treino. Para muitas pessoas, ele vai ser bom e importante no pós-treino, como no exemplo que eu citei acima de não ter tempo para fazer uma refeição sólida, mas não é uma regra.

O suplemento não vai fazer mais efeito se for consumido após o treino, então você pode consumir suas refeições normais do dia. O que vai te trazer resultado é o que você consome o dia todo, pois não adianta fazer um pré-treino ótimo, um pós-treino ótimo e não comer suficiente ao longo do seu dia.

Erro 3: Achar que um Scoop é a Dose Padrão Certa

Cada marca tem um tamanho de scoop e a quantidade de scoops que correspondem a uma dose de 30 gramas. Normalmente, 30g de whey tem 24g de proteína.

Não é uma regra que cada pessoa precisa de uma dose por refeição; tudo depende da sua dieta calculada para seu objetivo e qual a quantidade de proteína que cada pessoa precisa por refeição.

Fique atento a esse detalhe quando for consumir.

Erro 4: Não Conhecer os Tipos de Whey Protein

Você conhece os tipos de whey? Concentrado, isolado ou hidrolisado.

O que você precisa avaliar quando for comprar um whey? A quantidade de proteína que oferece por dose e a quantidade de carboidrato que deve ser baixa. O ideal é que em uma dose de 30 gramas, tenha até cinco gramas de carboidrato e pelo menos 20 gramas de proteína.

O whey protein concentrado tem entre 70% e 80% de proteína. Ainda tem uma quantidade baixa de carboidrato do leite, que é a lactose, por isso, as pessoas que têm uma intolerância leve podem sentir um pouco de desconforto na digestão. Whey concentrado é a opção de whey mais econômica.

O whey protein isolado tem 90% ou mais de proteína e baixo carboidrato, por volta de 2 gramas por dose. Então, para quem é intolerante a lactose, esse é o mais indicado. Por ser mais puro, tem um preço mais alto que o concentrado.

O whey protein hidrolisado é altamente purificado, com uma quantidade quase zero de carboidrato. Tem esse nome porque passa por um processo chamado hidrólise, na qual as proteínas são pré-digeridas, o que garante uma absorção rápida.

Cuidado para não confundir whey com hipercalórico, pois esse suplemento tem mais maltodextrina do que proteína e não é indicado para emagrecimento.