Compartilhe

4 mentiras sobre o ovo

4 mentiras sobre o ovo

Vamos desvendar algumas mentiras sobre o ovo na dieta e descobrir se realmente existe um limite de consumo diário, se faz bem ou mal comer certas quantidades.

Mito 1: O Ovo Aumenta o Colesterol

O primeiro mito que vamos desvendar é sobre o consumo de ovo aumentar significativamente o colesterol do sangue. O ovo é o segundo melhor alimento do mundo, perdendo apenas para o leite materno, porém ainda tem gente que acredita que ele aumenta o colesterol.

Um ovo tem 6 gramas de proteína e metade dessa proteína está na clara, mas toda a gordura e o colesterol do ovo estão na gema. Uma gema tem aproximadamente 200 miligramas de colesterol, que é basicamente a recomendação diária.

O colesterol não é algo ruim, que deve ser evitado a qualquer custo. Na verdade, ele é essencial para inúmeras funções do nosso corpo. Então não ache que o colesterol vindo dos alimentos é algo ruim, pois a produção de alguns hormônios do nosso corpo depende dele, assim como a composição das membranas das células do sistema nervoso. Ou seja, o colesterol não tem que ser evitado, inclusive 70% do colesterol circulante no nosso corpo é produzido por nós mesmos, pelo nosso fígado.

O consumo de colesterol não aumenta diretamente o seu colesterol do corpo. Existem outras coisas que impactam nesse fator, como o consumo de gorduras saturadas, frituras, gordura trans, que está em muitos produtos industrializados. Outros fatores que aumentam seu colesterol são o excesso de consumo de carboidratos como o açúcar, tabagismo, álcool e sedentarismo.

Mito 2: O Ovo Ajuda no Emagrecimento

Ovo ajuda no emagrecimento? Verdade.

Consumir ovos colabora muito com o emagrecimento porque é uma fonte de proteína, tem uma digestão mais lenta e isso te ajuda a perder mais calorias no processo de digestão e a ter maior saciedade. Quando você come ovo, frango, um iogurte proteico, um whey protein, você tem uma digestão mais lenta, retardo o esvaziamento gástrico. Então, você fica com uma sensação de saciedade por muito mais tempo do que quando você come um carboidrato sozinho.

Se você come uma fruta, só um biscoitinho, daqui a pouquinho você tá com fome, vai comer uma outra fruta, um outro biscoitinho. Sem perceber você foi comendo várias coisas que não te causam saciedade. Então, a proteína, ela vai te ajudar com o ganho de massa e a massa muscular vai te ajudar com a saciedade.

Consumir proteína é essencial para emagrecer e construir massa muscular. Quanto mais massa muscular, mais o seu organismo gasta calorias para se manter.

Durante o treino, nós causamos micro lesões no músculo para que ele se recupere e cresça, mas isso só é possível se você tiver uma alimentação adequada.

Estudos mostram que pessoas que comem ovos no café da manhã têm uma tendência a reduzir o consumo energético ao longo do dia por estarem mais saciadas.

Mito 3: O Ovo Substitui Carne e Frango

Ovo substitui carne e frango? Verdade.

Mas uma unidade de ovo tem 6g de proteína e 100g de frango tem 32g de proteína, ou seja, para substituir, teria que comer 5 unidades de ovos para ser equivalente em proteínas.

Quando falamos em quantidade de gordura também é diferente; 100g de frango tem 4g de gordura e 5 ovos têm 25g de gordura. Neste caso, você pode comer mais claras e reduzir as gemas ou então compensar esse consumo de gordura em outras refeições.

Mito 4: Comer Ovos Todos os Dias Faz Mal à Saúde

Comer ovos todos os dias faz mal à saúde? Mentira.

Algumas pessoas acreditam que ele não é saudável pela quantidade de gordura e de colesterol, mas se você tem um consumo equilibrado, não vai prejudicar a sua saúde, mas sim trazer benefícios. O ovo tem vitaminas e minerais importantes para nossa saúde.

Você pode comer ovo todos os dias, não tem problema nenhum, não vai fazer mal à sua saúde.

Mito 5: Ovos Crus São Mais Nutritivos que os Ovos Cozidos

Ovos crus são mais nutritivos que os ovos cozidos? Mentira.

Você já ouviu falar que cozinhar o ovo faz com que os nutrientes reduzam? O que você precisa entender é que a proteína, quando aquecida, passa por um processo chamado de desnaturação, que é basicamente mudar a formação dessa molécula, mas isso não é algo ruim; na verdade, é como se fosse um processo de pré-digestão que facilita a digestão.

Aproveite todos os benefícios para incluir ovos na sua alimentação, pode ser mexido, cozido, frito ou em crepioca, desde que feito com o mínimo de gordura possível. Algumas alternativas saudáveis e menos calóricas são misturar creme de cottage, ricota ou requeijão light.