Compartilhe

6 CONCEITOS PARA UM TREINO PERFEITO

6 Conceitos Para Um Treino Perfeito

Você que está começando agora na musculação ou já treina a um tempo, e está buscando dicas para treinar certo e ter bons resultados de hipertrofia, esse conteúdo é para você.

Nós vamos abordar nesse conteúdo estratégias para você já começar na academia fazendo da forma certa os exercícios e para você que já treina, minimizar os erros mais comuns na musculação.

Veja agora os conceitos mais importantes que você precisa guardar em mente para ver um progresso na sua evolução.

Primeiro conceito: um parceiro de treino

O ideal seria ter um personal trainer para direcionar o seu treino, te dar suporte e extrair o máximo de desempenho, mas sabemos que essa é a realidade de poucos, conseguir ter um condições para fazer esse investimento. Então uma boa opção seria treinar com um parceiro de treino, que pode ser um familiar ou amigo, alguém que te motive e te arraste para academia nos dias que você pensar em desistir.

Ter um parceiro de treino te ajuda na progressão de carga, pois ele está ali no suporte caso você chegue até a falha e te motiva a manter uma frequência e não faltar.

Segundo conceito: Aquecimento

O aquecimento é uma forma de preparar o nosso corpo para o exercício e evitar lesões.

Existem duas formas de aquecer antes do treino, e a primeira é fazendo 10 minutos de esteira, bike ou qualquer aparelho de aeróbico, dessa forma você aumenta a circulação sanguínea e aumenta a lubrificação das articulações.

Outra forma é fazer a primeira serie do exercício com uma carga bem leve e maior número de repetições para chegar mais sangue no músculo, mais oxigênio e aquecer as articulações.

Para um melhor desempenho prefira fazer os dois aquecimentos.

Terceiro conceito: Foco no treino

Cada vez mais as academias estão cheias, pois as pessoas estão tendo mais consciência da importância que é se exercitar e cuidar da saúde para ter longevidade. Por outro lado, você vê muita gente sem foco, conversando ou mexendo no celular, e isso é ruim porque atrasa quem quer usar as máquinas e a própria pessoa não vai ter resultado enrolando no treino.

Quando o profissional de educação física faz sua ficha de treino, ele pensa em todo o conjunto, exercícios, series e tempo de descanso, então se na ficha esta escrito para descansar de 1 a 2 minutos e você descansa 5 minutos, com certeza seu resultado não será o esperado nesse planejamento se você não segue à risca.

Se você fica toda hora ali no celular, chega no final do treino a sensação que você tem é que você não treinou, não teve o máximo de desempenho.

Lembre-se o objetivo do treino é manter o músculo mais tempo sob tensão, e não em descanso, por isso se mantenha concentrado no seu treino.

Quarto conceito: Consciência corporal

Talvez o grande segredo de esculpir um físico sem lesões e mais rápido é com

Consciência corporal, mas o que é isso?

Consciência corporal na musculação é saber qual músculo está sendo trabalhado em determinado exercício quando você está realizando o movimento, controlar a velocidade do exercício, controlar a carga, tudo isso te ajuda a ter uma técnica melhor e a recrutar mais fibras musculares.

Pode acreditar, muita gente faz exercícios e não sabe para qual músculo serve. Então peça ajuda ao professor da sala de musculação pelo menos para você aprender o movimento, a postura e não se machucar. Somente com o tempo de treino você vai desenvolver essa capacidade.

Quinto conceito: Carga x técnica

Primeiro vem a técnica, e depois vem a carga, porque uma carga alta com o movimento errado é a maior causa de lesões.

Se você está começando agora na academia, aprenda a executar os exercícios com pouca carga, aprenda a postura e aos poucos com o passar dos meses vá fazendo progressão de carga, afinal ninguém começa na musculação com força, mas sim vai adquirindo com o tempo de treino.

Por isso não fique se comparando com outras pessoas que treinam a anos e tem mais força que você, porque foi graças ao trabalho dela que ela chegou nesse nível, e você também vai chegar se tiver determinação, paciência e disciplina para manter a frequência de treinos e a dieta por anos.

Sexto conceito: Periodização de treino

Você já parou para pensar que talvez a sua dificuldade em progredir carga, seja porque você não tem uma periodização de treino? Não ter uma ficha de treino elaborada para sua condição física atual e objetivo, dificulta a sua evolução, porque fazer treinos aleatórios todos os dias não te ajudam a ter resultados.

A periodização de treino é a organização do seu treino do mês, onde o profissional de educação física vai escolher os exercícios, séries, e o tempo de pausa entre as séries para que você tenha o máximo de desempenho.

Da mesma forma fazer o mesmo treino o ano inteiro também não é o recomendado, justamente porque precisamos mudar os estímulos após um período.

 

Esses são os pontos que você precisa entender para ter um treino perfeito, ou pelo menos corrigir para maximizar seus resultados. Essa mudança é o que gera a diferença no físico e na força também, porque não existe treino perfeito sem esses pilares.