Compartilhe

Catabolismo total se você fizer isso

Catabolismo total se você fizer isso!

Construir massa muscular não é uma tarefa fácil, são anos para ter um shape com músculos mais volumosos e mais difícil ainda é manter tudo isso com alimentação, treino adequado e descanso.

Catabolismo, destruição de massa muscular, vamos abordar sobre atitudes que você toma que vai na contramão dos seus objetivos. Muitas vezes agimos contra o crescimento muscular e nem sabemos. Vamos as 5 atitudes que destroem a massa muscular.

Abuso de medicamentos e estimulantes

Precisamos compreender que a construção de massa muscular depende de uma sequência de fatores como o estímulo do treino, alimentação, hormônios e descanso.

Quando você abusa de estimulantes que pode ser até o café, pré treino, energético ou termogênico, o seu sono é prejudicado e você pode ter insônia, dormir pouco e até mesmo não entrar no sono REM que é o sono regenerativo.

Imagina uma pessoa que se alimenta bem, faz dieta 100% e abusa de estimulantes a base de cafeína, ela vai ter dificuldade para dormir e seu corpo, seus músculos não terão a recuperação necessária. Isso prejudica muito sua saúde e a hipertrofia.

Seis horas antes de você dormir é o limite para você tomar o seu pré-treino. Se você sai tarde no trabalho e treina a noite, tome o pré treino mais cedo. A cafeína age no seu corpo por 6 horas.

Outro problema são os analgésicos e anti-inflamatórios. A automedicação prejudica muito o controle e a construção da sua massa muscular porque os analgésicos agem diretamente no músculo reduzindo a sua capacidade de hipertrofia. Quando você está sob a ação de analgésicos e principalmente de anti-inflamatórios, há um aumento do cortisol, um hormônio catabólico e reduz o processo inflamatório gerado pelo treino.

Analgésico e anti-inflamatório é para dores extremas e para tratamento.

Cardio em excesso

A vontade que algumas pessoas têm em definir o corpo ou de emagrecer rápido, faz muitas vezes com que ela abuse do cardio. Só que o que aumenta sua massa muscular e o seu gasto de energia é a musculação.

Priorize a musculação e complemente com o cárdio, porque é importante ganhar condicionamento físico, melhorar a capacidade cardiorrespiratória para sua saúde.

Quem quer fazer cardio após o treino, recomendo 30 minutos, pode ser esteira, bike, escada, elíptico, o que você preferir.

Se você prefere um cárdio mais intenso com tempo curto, recomendo o HIIT.

É um treino intervalado que mescla corrida mais intensa e leve, por exemplo, 1 minuto correndo e 2 minutos andando moderado por 20 minutos no total.

Sendo 90% da frequência cardíaca máxima na corrida e 60/70% da frequência cardíaca no descanso ativo.

Bebidas alcoólicas

Faz parte das cinco atitudes que destroem a massa muscular porque desidrata, compromete a absorção de nutrientes e aumenta o cortisol.

Se você está em processo de evolução e construção muscular evite bebida alcóolica porque além de atrapalhar seus hormônios e sua saúde, ainda te causa mal estar no dia seguinte e você fica impossibilitado de treinar.

Cortar carboidratos

Toda pessoa que quer fazer dieta para secar corta o carboidrato, e isso é um grande erro.

Não pode cortar o carboidrato porque ele é responsável por produzir energia para o funcionamento no nosso corpo e energia para o treino.

Se você está em fase de emagrecimento, apenas reduza as quantidades, mas nunca elimine da sua alimentação.

Uma boa estratégia para quem já emagreceu, mas ainda quer secar mais, ou para quem sente que está estacionado e não vê mais resultados é usar o ciclo de carboidratos. Nessa estratégia você pode usar carboidrato mais alto em dias de treino de grupos musculares maiores como pernas ou costas e carbo baixo nos outros dias. Outra opção é 2 dias de carbo baixo e 1 dia alto.

Toda vez que você reduz drasticamente o consumo de carboidrato, que é responsável por 60% da geração de energia do seu corpo, seu corpo olha e fala, caramba, esse doido me deixou sem gasolina. Onde eu vou arrumar combustível para manter o cardio dele, manter ele trabalhando, a respiração e o treino dele? Ah, já sei, vamos destruir as proteínas e transformar as proteínas em energia. Então destrói sua massa muscular.

Excesso de treinos de musculação

Treinar demais atrapalha muito o processo de hipertrofia, por isso você não deve ficar 2/3 horas na academia. Um bom treino pode ser feito entre 1 hora a 1 hora e meia.

Treinos excessivamente longos, intervalos de descanso excessivamente longos, mexe no celular, conversa como amigo, tudo isso atrapalha a intensidade do seu treino.

Não exagere no volume de treino, tente cronometrar o tempo de descanso entre as séries e mantenha foco no exercício que você está fazendo, sem distrações.

Sabe como você percebe que o treino está ficando muito longo? Você está no pump, mas no final do treino você já está murcho. É porque você já abusou demais.

Essas são as 5 atitudes que causam o catabolismo muscular. Agora que você já aprendeu, coloque em prática e assim terá uma evolução no seu shape muito mais rápida.