Compartilhe

O que causa acne?

O que causa acne?

Se o seu shape está evoluindo, braços crescendo e você mulher já está com aquele tão sonhado volume e definição de pernas e glúteos, só que algo te incomoda muito, as acnes que nascem no rosto e nas costas. O que fazer?

Hoje você vai saber quais são os alimentos que mais provocam as chamadas espinhas e os melhores alimentos para combater esse problema de acne em excesso.

As glândulas sebáceas estão presentes na nossa pele, sendo responsável pela produção de secreção de oleosidade chamada sebo. O sebo tem como função manter pele e cabelos lubrificados e protegidos.

Essas glândulas sebáceas muitas vezes têm o seu canal de comunicação, que são os poros da pele, os conhecidos buraquinhos que absorvem cremes e medicamentos de uso tópico. Mas as bactérias e outros agentes invasores não penetram os poros, muitas vezes entopem.

Quando as glândulas entopem o canal de saída do óleo produzido é entupido e formam cravos e espinhas.

Cravos e espinhas são coisas diferentes

Acne e espinha é a mesma coisa, mas cravo e espinha não. Quando você entope o poro da tua pele formando o cravo, esses cravos podem se infectar com bactérias que estão passando pela sua pele.

A nossa pele geralmente está contaminada com micro-organismos que ficam aí passeando pelas superfícies e essas bactérias atacam o poro causando a espinha.

Então a acne nada mais é do que a infecção dos poros, o inchaço delas pelo excesso de sebo, automaticamente um processo inflamatório.

Acne e alimentação

Você sabia a acne está ligada ao que você come?

Ouvimos muito falar que chocolate causa acne. Será que ele é o vilão?

O chocolate contém açúcar que é o maior causador de acne. Quando nós ingerimos um alimento muito rico em açúcar temos um pico no hormônio chamado insulina.

O chocolate também contém gordura que aumentam a produção de sebo.

Agora imagina a situação. Poro entupido, muito óleo sendo produzido, não tendo para onde sair. Vai inflamar, vai inchar, vai infectar, vai formar espinha.

Portanto, se você está com problema de espinhas, reduza ao máximo o consumo de açúcar e fritura.

Por que os adolescentes têm tanta espinha?

O aumento da produção do hormônio, principalmente da testosterona e os hormônios estrógenos entre as meninas, são grandes produtores de sebo. Então quando a criança se torna adolescente, as espinhas vêm junto com os picos de hormônio. Quer sejam hormônios da testosterona, quer sejam hormônios da progesterona e estradiol das meninas. Grandes doses de hormônios aumentam a produção de sebo e por isso. Nasce muita acne.

Alimentos que ajudam no controle da acne

Os peixes são ricos numa substância chamada ômega 3 que é um anti-inflamatório natural e por isso reduz processos inflamatórios.

A uva além de ser uma boa opção de fruta para a dieta também ajuda no controle da acne porque é tem um antioxidante chamado resveratrol que age diretamente no combate aos radicais livres e reduz a produção de acne.

Linhaça, quinoa e feijão são alimentos ricos em zinco que é um mineral cicatrizante no nosso corpo, que colabora para secar e reduzir o tamanho da acne.

Alimentos ricos em vitamina C como laranja, mexerica, goiaba, morango, limão, folhas verdes escuras como o couve e rúcula. Esses alimentos por terem vitamina C tem ação adstringente. Ou seja, desentope os poros da nossa pele.

O arroz integral pode ser uma excelente opção de carboidrato pra você que está encarando problemas de espinhas por conta de uma substância, uma vitamina chamada vitamina B6 presente no arroz integral. A vitamina B6, ela reduz a produção de acne.

Frutas e vegetais amarelos são fontes de beta-caroteno: melão, cenoura, abóbora.

Beta-caroteno é uma forma da vitamina A. Se alimentar com vegetais e frutas, fontes de vitamina A é reduzir a aceleração das glândulas sebáceas.

Whey Protein causa espinhas?

Pesquisadores nos Estados Unidos realizaram o seguinte trabalho com um grupo de pessoas e suplementaram com whey protein e o segundo grupo manteve uma alimentação sem suplementos. Parte das pessoas, uma pequena parte das pessoas, que fizeram uso de whey protein desenvolveram espinhas, isso significa que algumas pessoas são sensíveis ao whey protein no que diz respeito a acne.

Se você tem tendência à produção de acne, utilize whey protein e fique atento. Se essas espinhas começarem a se inflamar, se essas espinhas aumentarem em números, você faz parte daquela pequena população que tem essa sensibilidade ao whey protein e terá que parar de consumir se isso te incomoda.

Se sua acne é em excesso e persistente procure um dermatologista para avaliar o seu caso e fazer o tratamento correto.  Porque talvez seja algum desequilíbrio hormonal ou processo alérgico.

Mantenha sempre sua pele limpa e bem cuidada, mas também tenha maior atenção com a sua alimentação, isso ajuda muito na prevenção de acne.